Homilética.
Introdução:
Nós enquanto servos de Deus devemos dar testemunho da
nossa fé e anunciar o Reino de Deus aos homens. Todos nós temos a missão de
anunciar, porém para pregar e expor as Sagradas Escrituras ELE deu dom a
pessoas especiais. Essas pessoas são os pregadores. Cf. I Cor.12.1-11; Ef.4.10-13.
Todo o dom precisa ser exercitado e
aperfeiçoado, é necessário buscar recursos externos que permitam fazer uso
desse dom de forma mais eficaz. O recurso que o pregador busca, é o que
chamamos de Homilética.
Passaremos a entender o que é
Homilética e seu Campo de abrangência na vida do Pregador.
I – HOMILÉTICA.
É o estudo dos princípios fundamentais do discurso em público. Este termo surgiu durante o Iluminismo, entre
os séculos XVII e XVIII.
II - O PREGADOR. É aquele tem uma
mensagem do Reino e precisa saber
anunciá-la, para isso ele precisa dominar certos princípios para facilitar o
entendimento daqueles que ouvem ou irão ouvir sua proclamação.

Como vimos
anteriormente o pregador é a pessoa mais importante na proclamação e o ensino
do Evangelho, analisaremos algumas características principais de um pregador.
I-
Ser Chamado para a obra (Ordenança).
Mt.28.19. Esta é a grande comissão de CRISTO a todos os seus seguidores em
todas as gerações, e a autorga da tarefa missionária da Igreja. Todo o pregador
precisa conhecer entender e aceitar o chamado para anunciar o Reino de Cristo
na terra.
II
– Conhecer a Deus. Oséias.6.3;
Atos.4.13. Como pode o pregador estar apto a anunciar aquilo que ele não
conhece? Podemos dizer que seria uma verdadeira loucura, aquele que a núncia
tem o dever de conhecer a palavra e o seu Autor.
III-
Manejar bem a Palavra de Deus. IITm 2.15. Manejar, significa
trabalhar com. No caso do pregador o
trabalho é com a palavra de Deus, e como sua ferramenta, ele precisa conhecer e dominá-la muito bem.
IV-
Conhecer a Palavra de Deus. IIPed.1.4,5; Pv.2.10. O pregador precisa
conhecer com profundidade a Palavra de Deus, observando sempre o seu conteúdo,
fazendo uma boa aplicação dos textos e contextos, e acima de tudo pedir a orientação do Espírito Santo.
V-
Ter a
Unção de Deus na vida. IRs.19.16;
Is. 61.1. Todo o pregador precisa ter a unção de Deus para entender e ter destemor ao anunciar
o Evangelho.
VI
- Guardar a Palavra no Coração.
Sl.119.1,2. Antes de ser levada a alguém
a Palavra precisa primeiramente ser testa da em minha vida, e para isso preciso
tê-la guardada em m eu coração para não errar ou fracassar no Caminho.
VII - Ter Autoridade. Mt. 10.1; 9.6.
Quando nos utilizamos da Palavra de
Deus, devemos fazer uso de toda a autoridade nos dada por Deus para cumprir esa
grande comissão do Reino dos Céus e fazer o inferno partir em retirada.
VIII – Ser
instrumento de Deus. Atos.9.15,16. Ser instrumento é não ter vontade e
sim ser usado onde e como o Senhor quiser, muitas mensagens Têm sido vazias
pelo fato de o homem como instrumento Divino ser cheio de vontades e querer,
com o intuito de exaltar a si próprio.

I – Deve estar vestido de acordo com o local e a ocasião.
(De preferência sempre que for convidado a pregar em uma
congregação na situação de visitante,
procure apresentar-se de terno e gravata, a não ser que o anfitrião dispense).
II – Procurar interar-se sobre
as características da denominação.
Existem
denominações que divergem sobre usos e
costumes, Dom de Línguas, Batismos, etc. Não que o pregador vá negar
aquilo no qual ele acredita, porém deve observar para não ferir aos irmãos que
o convidaram.
III- Observar o horário de
inicio de culto.
O
pregador não deve atrasar-se, a não ser em casos de força
maior. O atraso passa a impressão de
descaso e falta de compromisso.
IV.
Procure sempre fazer um esboço da mensagem,
Como
deve proceder o pregador ao assumir o púlpito ou a tribuna?
I – Olhar para
os ouvintes.
II – Não demonstrar
rigidez e nervosismo.
III - Ser simples nos seus
gestos.
IV – Sempre ser breve na
leitura do texto a ser explorado.

I – Fazer uma segunda auto
- apresentação.
Geralmente o Pastor quando recebe um obreiro ao púlpito,
logo é feita a apresentação para a igreja. Quando o Obreiro assumir a tribuna
não precisa mais dizer quem ele é.
II – Manter a mão no bolso
ou na cintura o tempo todo.
III - Molhar o dedo na língua
para virar as páginas da Bíblia.
IV- Usar roupas extravagantes.
V- Apertar a mão de todos os obreiro que estão
no púlpito.
Não se faz necessário apertar a mão de
um por um dos obreiros que estão ocupando o púlpito, basta um aceno de mão e
todos se sentiram cumprimentados.
VI - Contar gracejos, anedotas ou usar vocabulário
vulgar.
VII- Evitar questões Teológicas muito
complexas. Complexibilidade deve ser trabalhada nas classes da E.B.D.
VIII – Jamais ultrapassar
o horário de encerramento do culto.
O pregador deve voltar a palavra ao pastor da igreja com
pelo menos 10min antes do encerramento do culto para que sejam feitas as
considerações finais.
IX - Jamais pregar
Doutrinas com o objetivo de corrigir as igrejas.(Essa missão Cabe ao Pastor).
X - Deixar de ler o texto
Bíblico.
Ao ser feita a leitura do texto Bíblico não se faz necessário
que todos fiquem de pés, deve estar de pé somente aquele que estiver com a
incumbência da leitura. Pode ser solicitado pelo Pastor ou o mensageiro que
todos façam a leitura em pé.
IX- Evitar fazer uma leitura
muito extensa do texto bíblico.
Muitas das vezes o pregador solicita a
igreja a colocar-se sobre os pés e a deixa dessa forma por bastante tempo
enquanto faz exaustiva leitura de um determinado texto Bíblico.Quando se procede dessa forma observa-se que alguns sentam,
outros saem do templo, para quem observa a ordenação do culto, fica uma coisa
feia.
XII- Evite dar socos no
púlpito. Esse tipo de procedimento mostra apenas
uma grande falta de educação e reverência ao ministrar a santa Palavra.
XIII –
Evite gritar durante a exposição da mensagem. Ninguém
é surdo e a igreja não é uma feira, você não convencerá ninguém com gritos,
apenas pregue e deixe Deus agir.

Geralmente o convite para estes tipos de
cultos ocorrem com uma boa antecedência logo;
I-
Procure desenvolver o tema
apresentado sem devaneios, não fuja do assunto, procure textos que façam uma
perfeita junção de idéias com o tema a ser explorado.
II-
Ao ser convidado a pregar
em festividade, procure saber qual o tipo de festividade;
·
Aniversário de casamento.
Imagina se o pregador nesse dia traz uma mensagem falando em dilúvio e
destruição, será que ficaria legal?
·
Culto
infantil. Que tal nessa ocasião trazer uma mensagem
completamente teológica e escatológica em Ez. 37, o que as crianças achariam
disso?
·
Culto
de Adolescente. Pense nesse dia ministrar sobre
relaciona mento sexual no casamento e criação de filhos, com certeza a maioria
estará com cara de paisagem, se não saírem do templo.
Atenção: Citei os exemplos acima apenas para
mostrar a importância de o pregador saber a que público estará dirigindo a
mensagem de Deus, não quero dizer com isso que Deus não possa no caso dos
exemplos anteriormente citados fazer como ele quiser.

1- A s figuras de linguagem. Cantares 4:1,2
2- As situações práticas ou homiléticas. lv.
2:1,2
3- as situações
emocionais e espirituais dos personagens. 1 Rs. 19:2-5- Elias foge da mulher de
Acabe- Medo. IIRs 6:15-17. Poder de
Deus( Geazir viu os exércitos celestiais) Ficou
atônito.
4- Significado
Teológico. Joel 2:1-9. Dia do Senhor- dia de julgamento e destruição no Vale
de Josafá ( Aqui o dia do Senhor faz referência a Julgamento dos inimigos de
Israel). Apoc 9:7. Gafanhotos, qual o significado nesta passagem?
Joel
1:3,4- quem são os
animais? O que representam? O que Deus esta querendo tratar com o povo?. Viu como é
importante termos conhecimento dos significados Teológicos de certas passagens
antes de pregar?
5- Fatores Espirituais.
Is 1:3; O povo não conhece a voz do seu
Deus(Faltou intimidade) , ISm 16:14-
(Afastou-se de Deus, fraqueza
espiritual).
6- Procurar sempre que
possível, consultar fontes diversificadas (
Cuidado com as Heresias,, busque sempre em fontes que exaltem o nome do Senhor).
7-
Conhecer a situação e o fundo histórico
do texto.
EX. GN 20:- Abraão usa da mentira perante o rei
Abimeleque. Porque ele fez isso, se Deus abomina a mentira?
8- O pregador deve
fazer um levantamento de dados para a interpretação, deve o pregador ler pelo
menos duas vezes o texto a ser utilizado.
9- Observar a estrutura
Gramatical das palavras e as Orações(Português).
Obs. Hb 12:1- No texto
a palavra “Portanto” é uma
conjunção fazendo elo com o capitulo 11.
10- O pregador deve
observar o valor semântico das palavras no texto.
Gn
4:1- Neste texto encontramos a palavra conhecer,
com o sentido de intimidade sexual entre um casal. Gn 45:1,2. Novamente aparece a palavra conhecer,
neste texto com o sentido de mostrar-se.
11- Sentido etmologico
da palavra (Origem).
Ex. Papa- Latim – Sig. Pai. Bacana.
Tem sua origem ligada as festas de orgias sexuais promovidas pelos Romanos(Bacanal). Aqueles que participavam de
tais festas eram chamados de bacanas. Evite chamar seu irmão de bacana.
12. Contextos.
1-
Remoto. Faz uma ponte com um fato bem distante do
que se esta tratando, no entanto completa a linha de raciocínio. Veja. Is. 63:2 x Apoc 19:13, uma ideia completa a
outra.
2- Imediato. Faz uma ponte com um fato
imediatamente anterior ou posterior, dentro do próprio texto. João 6:60-65. A ideia se completa
dentro do texto.

Sermão.
[Do lat.sermo,sermonis]Discurso religioso,prédica. Conversa em tom familiar,
visando a edificação dos ouvintes.
Quando pregamos uma mensagem ou
escrevemos um texto, para que
sejamos compreendidos por quem ouça ou leia, é necessário observar
alguns princípios; organização, ordenação, lógica e clareza.
1.
Organização.
Todo o sermão deve estar escrito de forma a qual o
pregador não se perca durante a exposição.
2.
Ordenação. O sermão deve está escrito com suas divisões e
referências do texto Bíblico.
3. Lógica. O sermão
não pode ser algo no campo das ideias, algo solto no ar, deve ter uma visão
central, de forma a qual quem ouça entenda bem o que se quer transmitir.
4. Clareza. O sermão precisa
ser de fácil entendimento, deve evitar assuntos teológicos que muitas das vezes
pode confundir a quem ouve.
Para
prepararmos um bom sermão precisamos conhecer um pouco de exegese e
hermenêutica.
·
Exegese.[Do
gr.ek+egéomai, penso,interpreto,arranco para fora do texto] É a pratica da
hermenêutica Sagrada que busca a real interpretação dos textos Sagrados que
formam o A.T e o N.T.
·
Hermenêutica.
[Do gr.hemeneutikós, intérprete] Ciência que tem por objetivo descobrir o
verdadeiro significado de um texto.
Ex.
como aplicar ou explicar o seguinte texto? ICo 11.4-16. Observou como é
importante saber interpretar e entender o texto o qual vai ser exposto?

I.
Alvo ou Objetivo. Ao recebermos a
mensagem da parte de Deus precisamos saber como utiliza-la. Onde se pretende
chegar com a mensagem? Que tipo de público estará ouvindo? É indispensável a unção de Deus na vida.
II.
Texto Bíblico. É o que será exposto, o
pregador precisa conhecer e domina-lo.
III.
Tema. É onde esta a ideia principal e o
objetivo do sermão.
·
Tipos de temas.
·
Interrogativo: Uma pergunta deve ser
respondida no sermão. Ex. Quem dizeis os homens que sou?
·
Explicativo: Ex. Jesus o fim dos traumas da alma.
·
Imperativos: Ex. Não dirás o nome do
Senhor seu Deus em vão.
·
Enfáticos. Ex. Jesus é a vida.
·
Geral. Ex. A abordagem é de forma geral. Ex. Amor, Paz,
etc.
IV. Introdução. É a partir da
introdução que o pregador apresenta aos ouvintes o arcabouço da mensagem.
V. Corpo. É
a parte do sermão que contém as divisões ordenada de forma logica e precisa.
VI.
Conclusão. É o encerramento da
mensagem, deve ser feito de forma que encerre uma ideia sem fugir do assunto
principal.
VII. Apelo. É o esforço feito para
alcançar o coração daqueles que ouviram a mensagem. Jamais o pregador deverá
forçar a barra ou insistir utilizando-se de palavras para amedrontar o ouvinte.
v Tipos de sermões e suas
classificações.
1-
Textual.
Ø Vantagens.
A- É mais fácil de preparar para o obreiro que
possua um bom conhecimento Bíblico.
B- É
um sermão muito lógico.
C- Tanto
o tema quanto as divisões do seu desenvolvimento, são derivados do texto.
Ø Desvantagens.
A- Se
o texto não for bem escolhido, trará enfado e cansaço.
B- O
pregador deve ter um bom conhecimento Biblico.
C- É
preciso uma organização simétrica.
2-
Temático.
ü Vantagens.
A- Possui um melhor
desenvolvimento.
B- É de mais fácil divisão.
C- É mais lógico.
ü Desvantagens.
A- Pode
fazer com que o pregador perca o foco.
B- Pode
não despertar o interesse do público.
C- Pode
conduzir o pregador a não preparar o sermão de forma adequada.
3-
Expositivo.
ü Vantagens
A- É excelente para a explicação das Sagradas
Escrituras
B- Prende-se
exclusivamente a Palavra de Deus
C- Leva
tanto o pregador quanto o ouvinte a estudar a Santa Palavra.
ü Desvantagens.
A- Pode
levar o ouvinte acostumado a textos breves, ter dificuldades de entendimento
B- Os
ouvintes menos interessados em
conhecimento de exposição Bíblica podem não ter sua atenção despertada.
C- Não
oferece as mesmas condições para a ligação de idéias como os outros.

Titulo: Andando em Fé.(Nome dado ao Sermão)
Tema:
O Firme propósito de avançar na senda da Fé.(
Assunto a Ser desenvolvido)
Texto:
Lc.9:62
Introdução:
O arado, como todos conhecemos, é um
instrumento agrícola. A nossa vida espiritual é uma marcha rumo ao Reino de
Deus. Há na Bíblia muitos exemplos a
serem imitados e outros que devem ser rejeitados.*(Explicação do assunto a ser explanado, uma apresentação)
* (Corpo do Sermão,
onde se concentra o conteúdo da mensagem, organizado de forma lógica,
respeitando suas divisões e subdivisões)
1- A
Mulher de Ló era apegada ás coisas materiais: Gn. 19:17-32. (DIVISÃO)
(SUBDIVISÕES)
A- Apego ás coisas terrenas.
B-
Apego á cidade.
C-
Advertência não atendida v. 17.
D- Triste resultado VV. 17-32.
2- O Corvo e a Pomba que Noé soltou da Arca
são figuras, respectivamente, do homem mundano e do Espiritual. Gn:
8:6-11.( DIVISÃO)
(SUBDIVISÕES)
A-
O corvo foi e ficou V. 7
B-
A Pomba voltou para a arca: VV. 8-11.
3- Israel no Deserto deu várias recuadas
na jornada, que trouxeram más
consequências para o povo e sua posteridade.(DIVISÃO)
(SUBDIVISÕES)
A- Murmuração
e clamor junto ao mar Vermelho. Êx. 14:10-15.
B- Murmuração
por falta de água. Êx. 17:1-7
C- Murmurações
por causa do Maná . Nm 11:5,6.
Conclusão:
Para aqueles que colocam a vida Espiritual acima de qualquer coisa, há uma
recompensa no céu, devemos perseverar na
´Fé, nada do que fazemos é sem recompensa. Amém.
Ø Observe
que a conclusão foi feita de acordo com o tema do sermão, mantendo assim uma
perfeita simetria.
Charles
Anderson da Silva. Mestre em Teologia pela Fest Filemon-Faculdade Superior de
Teologia.
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