CHARLES
ANDERSON DA SILVA.
DISPENSAÇÕES.
(Períodos Bíblicos)
Trataremos aqui das sete principais
dispensações do governo Divino para com
o homem. Deus sempre tratou com o homem
dentro de seu tempo e de formas diferentes, visando provar a sua criação no
quesito obediência, porém o homem falhou em todas.
Usarei algumas definições para dispensação;
1. É
um termo grego, OIKONOMIA que significa ”economia”, ou seja, e a boa ordem na administração. No uso bíblico representa a administração que
Deus faz de sua grande obra.
2.
É
uma forma especifica de Deus agir junto ao homem por um, determinado período de
tempo.
3. É
o plano de conduta de Deus para com os homens.
4. É o
período de tempo durante o qual os homens são provados a respeito da obediência
a certa revelação da vontade de Deus.
Ø
Em geral as dispensações tem algumas características
comuns, tais como:
1.
Aliança.
2.
Propósito especial de Deus.
3. Descumprimento da Aliança por parte do homem.
4. O Juízo declarado.
5. Providência
Divina.
·
A seguir passaremos a estudar
as sete principais dispensações.
1. Dispensação da inocência ou Edênica.

O
homem inocente em um âmbito perfeito, onde Deus aparecia sempre na viração do
dia para conversar, toda a autoridade sobre o jardim estava nas mãos do homem,
porém Deus deixou uma única observação; e ordenou o Senhor Deus ao Homem, dizendo:
De toda a árvore do jardim comerás
livremente , mas da árvore do conhecimento dobem e do mal, dela não
comerás,porque no dia em que dela
comeres, certamente morrerás. Gn.2.16,17.
O homem estava vivendo em seu estado de inocência e Deus não
queria que ele o perdesse, quando ardem Divina deixou de ser cumprida o
homem tornou-se ciente do que era o bem
e o mal, a sua pureza estava perdida, bem como a sua eternidade. Quando a
Bíblia fala de morte na passagem lida acima, não fala de morte física, e sim espiritual. Então foram abertos os olhos de ambos, e
conheceram que estavam nus; e coseram
folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
E
ouviram a voz do Senhor Deus, que
passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se adão e sua mulher da
presença do Senhor Deus entre as árvores d o Jardim. Então disse o Senhor Deus:
eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda
a sua mão, e tome da árvore a vida e coma e viva eternamente, o Senhor Deus,
pois o lançou fora do jardim do éden,
para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem , pôs querubins ao oriente do
jardim do éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da
vida.
Gn.3.7,8,22-24.
A Aliança.
Deus
deu ao homem todo o domínio sobre a criação, e a eternidade.Gn 1.26-30.
Período da Aliança.
Desde
a criação do homem até sua expulsão do
éden.
Propósito da Aliança.
Provar a capacidade do homem em
obedecer a Deus em um clima de perfeição
Descumprimento da
Aliança.
E
viu a mulher que aquela árvore era boa
para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto e
comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gn 3.6.
e perfeição.
O
juízo de Deus.
O Homem agora na condição de pecador, é
afastado da comunhão com Deus, e passa a ser obrigado a lavrar a terra para produzir seu próprio alimento, além de
ser lançado fora do jardim. O homem perdeu sua condição de eternidade. G n
3.17-19.
A Providência Divina.
Deus fez túnicas de peles e os vestiu. Gn.3.21.
Esta passagem nos remete a Cruz do calvário, onde um inocente foi morto para
cobrir nossos pecados.
2. Dispensação
Anti-Diluviana ou da consciência.

O
homem lançado fora do jardim, agora
encontra-se afastado da comunhão com o criador, vivendo em um mundo completa
mente destruído e corrompido pelo pecado. Deus
não retirou do homem o livre arbítrio, foi desta forma que o homem
afundou de forma severa no pecado, a ponto de Deus destruir toda a humanidade
com o dilúvio. Gn. 6.5,12, 13.
A aliança.
Deus
deixa o homem agir de acordo com sua consciência (Livre arbítrio).
Período da Aliança.
Cerca
de 1656anos aproximadamente.
Propósito da Aliança.
Provar
a capacidade do homem em obedecer a Deus em um clima de liberação e de acordo
com sua própria consciência.
Descumprimento da aliança.
Corrupção Generalizada do homem, e um total
esquecimento das leis Divinas. Gn. 6.11,12.
O Juízo de Deus.
Deus
diante do caos e m que a terra se tornou, resolve destruir tudo através das
águas do dilúvio. GN. 7.17-24.
A providência Divina.
Deus
orientou a Noé a construir a arca, o que
seria o único meio de salvacão.
G
n.6.14-17. Poderíamos fazer tranquilamente uma comparação da arca com o nosso
Senhor JESUS CRISTO, a arca representou escape
para Noé e sua familia,
Cristo é o escape para todos aqueles que nele se refugiam.
3. Dispensação do Governo Humano ou Pós
Diluviana.

O
homem tem a chance de governar-se como uma sociedade constituída, construir cidades e criar suas próprias leis.
A aliança .
Envolvia
três aspectos:
Gn. 8.21.
1. Deus não mais amaldiçoaria a terra.
2. Deus
não mais acabaria com o homem como fez.
3. A terra seria frutífera.
Período da Aliança.
Do
dilúvio até depois d a dispersão, cerca de 427 anos aproximadamente.
Propósito da Aliança.
Provar
a capacidade do homem manter-se fiel e
servir a Deus num sistema de consciência coletiva.
Descumprimento da
Aliança.
O
homem tentou colocar o seu nome acima do nome do Senhor.
A construção da torre iria exaltar o nome de
Ninrode que passaria a ser reverenciado
e idolatrado como homem. Gn.11.1-4. O povo deveria espalhar-se por toda a
terra, mas ao contrario da ordem Divina, resolveu construir a torre.
O Juízo de Deus.
Deus
confundiu a língua do povo, forçando-os a espalharem-se pela terra conforme
havia determinado. Gn.11.7-9.
A Providência Divina.
Deus
espalha o povo e da inicio a criação
das nações e povos os quais
conhecemos hoje. Gn.11.11-32.
4. Dispensação Patriarcal ou da Família.

O
pecado tornou-se tão forte e agressivo que ameaçava de extinção a linhagem de
Sem. Deus chama um homem da terra de Ur
de nome Abrão e promete
abençoá-lo de forma grandiosa. Gn 12.1,2.
A aliança.
A
aliança feita com Abrão apresentava três aspectos;
1.
Durante sua vida: Seria abençoado, abençoador dos povos, Deus o
protegeria e seria o seu Deus.
G.12.2-7.
2. No
futuro: Deus faria grande o seu nome,
seria frutífero, Pai de uma grande nação.Gn.15.4-6.
3. Para sua descendência: Posse da
terra de Canaã,dominaria seus inimigos, todas as nações da terra seriam
abençoadas por sua descendência.
Gn.13.14-18.
Período da Aliança.
Da
chamada de Abrão até ao êxodo do Egito.
Propósito da Aliança.
Provar a capacidade do homem em obedecer a Deus
pertencendo a uma nação exclusiva e separada para ele .
Descumprimento da
Aliança.
Abrão
desobedeceu a Deus 3 vezes.
1. Desceu
ao Egito. Gn. 12.10-20.
2. Tomou Agar por mulher.Gn. 16.1-4.
3. Mentiu a Abimeleque. Gn. 20.1-5.
O Juízo de Deus.
Ismael,
filho de Agar com Abrão.( Não era o filho da promessa).
De
Ismael descende o povo Árabe.
Isaque,
filho de Sara com Abraão.(Filho da promessa.).
Isaque de linhagem Hebréia.
Até
hoje árabes e Judeus não se entendem. Isaque x Ismael.
A Providência Divina.
Deus
chamou e preparou um homem para formar uma grande nação, esta iria abençoar
todos os povos da terra, teria a missão sacerdotal. Gn 12.1-3; Tg.1.Ped2.9,10
5- Dispensação
da Lei.(Ex.20)

O
homem agora na condição de nação (Israel)
constituída, sendo conduzido por Deus com objetivo de abençoar as nações da
terra.
A aliança.
Esta
é a aliança mosaica (Moises). Ex. 19-32.
Esta
aliança possui 3 aspectos.
1. Os
10 mandamentos, para atividades gerais, a lei moral que expressava a vontade de
Deus.
2. Os
estatutos que regulamentavam as leis civis que tinham como base a interpretação
dos mandamentos.
3. Cerimonial,
regulava a adoração e culto. Ex.20.3-5.
Periodo da Aliança.
Do
Sinai até ao Calvário, durou 1430 anos aproximadamente. Cl. 2.14.
Propósito da Aliança.
Colocar
a prova a obediência da nação de Israel a lei mosaica e sua condição de porta
voz da vontade Divina numa preparação para a vinda do Messias.
Descumprimento da
Aliança.
Israel
desviou-se dos caminhos indo atrás de outros deuses e corrompendo-se nos costumes
pagãos. Jz 2.11-13.
Adorou
ao bezerro de ouro. Êx. 32.
Esqueceu
da promessa Divina com relação a terra de canaã. Nm. 14.
Recusaram
ao Senhor como líder da nação. 1Sm 8.
O Juizo de Deus.
Cativeiro
Babilônico. 70 anos. Jr.29.10.
400
anos de silêncio da parte de Deus para com a nação, de Malaquias a Cristo.
“Os 400 anos de silêncio da parte de Deus pode ser melhor compreendido se levarmos em
consideração a afirmativa de que nenhum profeta inspirado ergueu-se em Israel,
pois o Antigo Testamento já estava completo aos olhos dos judeus". Comentário da professora Cristina –
Seminário Batista Brasileiro.(Salvador – Ba) .IIRs.25.1-12.
A Providência Divina.
Redenção
de Cristo na Cruz do Calvário. João 3.16.
6-
Dispensação da Graça.

O
homem vivendo redimido pelo sangue na Cruz do calvário, onde todas as
enfermidades e acusações, Cristo levou sobre si.
Is.
53.3-6; Rm 8.1-3.
A aliança.
É
uma aliança de alcance universal. Lc. 24.47; Hb.8.6; Mt. 26.28; Jo.1.10-12.
Período da Aliança.
Da
crucificação até a apostasia da Igreja,
englobando a Segunda Vinda De Cristo.
Mt. 24.37-39; ITm 4.1; IITm. 3.1.
Propósito da Aliança.
Remir o povo através do
Sangue de Cristo, e preparar a Igreja para a Volta do Messias.
Descumprimento da
aliança.
Apostasia
da igreja 1Tm 4.1; IITm 3.1.
Falsos
profetas no seio da igreja.
Secularização
da obra do Senhor (A Igreja sendo influenciada pelo mundo).
O Juízo de Deus.
A
Grande tribulação. Mt 24.21-35.
A Providência Divina.
A
Segunda Vinda de Cristo para arrebatar a Igreja. Mt. 24.36-44.
7-
Dispensação do Governo Divino Ou plenitude dos tempos.

A
Igreja como um só corpo aguardando a volta do Messias.
A aliança.
Promessa
de derramamento do Espirito Santo. Joel. 2.28.
Período da Aliança.
Da
manifestação do Messias até o Grande Trono branco.
Ef. 1.10; 2sm 7.8-17; Lc.1.31-33; 1Co. 15.24;
Apoc.20.11.
Propósito da Aliança.
Estabelecer
o Governo Divino na terra, restaurar Israel, exaltar os Santos , aprisionar satanás
e estabelecer a paz.
O Juízo de Deus.
Será
por meio de fogo que descerá do céu para consumir os que aderiram a rebelião de
satanás. Apoc.14.9-11; Sl. 73; IIPed.3.1-7.
Fim.
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