CHARLES ANDERSON DA
SILVA.
FÉ E OBRAS, SUAS
IMPLICAÇÕES PARA A SALVAÇÃO DO CRENTE.
FÉ- Antigo Testamento. A palavra em si ocorre raramente e mesmo
assim só algumas vezes algumas vezes transmite a conhecida idéia de confiança.
Entretanto, muitas palavras expressam o conceito, entre elas”Crença”
“Confiança’ e” Esperança”. Em Sl. 26.1, por exemplo, o escritor declara sua
,confiança em Deus, mencionando sua integridade como evidência disso. O A.T.
contém exigência básica de uma atitude correta de fé em Deus semelhante á do
N.T., ainda que expresse em forma de uma vida reta Sl.37.3; Pv. 3:5.
FÉ –Novo Testamento. Ocorre mais de trezentas vezes em várias
formas, e a ênfase na fé deve ser
considerada á luz da obra Salvadora de Deus em Cristo. Fé é a atitude pela qual
o individuo abandona toda a confiança nos próprios esforços para obter a
salvação e só se vale de Cristo para
tudo o que diz respeito a ela Jo 3:16. At. 16:30.
1. Pode alguém alcançar a salvação somente por
meio da fé?
Vejamos o que diz a Bíblia:
1PED.
1:9- A Salvação é o fruto da fé.
Heb.
11:1- A fé como firme fundamento.
Heb.11:6,
Fé para aproximar-se e agradar ao Senhor.
At.
10:43. A fé traz remissão do pecado ao que crê.
Hb.
4:3- A fé traz esperança.
João
1:12- A fé nos torna filhos de Deus
Mt
9.22- A fé que salva.
Diante destas passagens (Poderia citar muitas outras) podemos
dizer que somente a fé é o
suficiente para a nossa salvação, pois, a
fé traz consigo as obras. Analisemos agora João 14:12- Cristo nos diz que aquele que
nele crer fará as obras maiores do que as que ele fez, podemos concluir com
base no texto acima que todo o que crê no evangelho da salvação(Fé), automaticamente prática as obras. Quais eram as obras operadas
por Cristo? Pregação das Boas Novas,
Cura dos enfermos, perdão dos pecados, expulsão de demônios , etc. Quando
lemos Marcos 16:15-17, descobrimos que as mesmas obras foram determinadas para
a Igreja. Logo podemos reafirmar que fé e obras andam juntos.
2-Somente as Obras podem salvar?
Confira
o que diz a Bíblia.
Rm.
3:20; Gl 2:16; Ef 2:9- As obras não justificam ninguém.
Rm
4:6- A Justiça Divina será atribuída independentemente
das obras.
Rm
9:11;11:6- Eleição não por obras, por fé.
A
resposta para a pergunta acima é negativa, as obras não tem poder para salvar a
ninguém.
·
Analisemos o estudo dentro do
livro de Tiago.
3-Somos salvos somente pela fé, ou precisamos
das obras também?
Católicos Romanos geralmente
mencionam que a Bíblia nunca diz que somos salvos somente pela fé, e que a
frase "somente pela fé" só ocorre uma vez, em Tiago, onde diz que não
somos salvos somente pela fé. Se é assim, porque os protestantes dizem que
somos justificados somente pela fé, e não pelas obras? Porque a Bíblia ensina
que somos justificados somente pela fé, e não por obras.
A seguir temos uma lista de
versículos sobre a salvação pela fé. Por favor, note que fé e obras são
colocadas em contraste. Em outras palavras, nós somos salvos pela fé, "sem
as obras da lei", e a salvação "não vem das obras". A questão é
que só existem duas opções: ou somos salvos somente pela fé ou não. Já que
temos fé e obras (tanto conceitualmente quanto na prática), então somos salvos
ou somente pela fé ou pela fé e obras. Não existe outra opção.
Se percebemos que as escrituras
excluem qualquer tipo de obras como meios de salvação, então logicamente somos
salvos somente pela fé. Vamos dar uma olhada no que a Bíblia diz sobre fé e
obras. Em seguida, discutiremos o que Tiago quer dizer quando fala sobre
"somente pela fé".
Rm
3:28-30, "Concluímos pois que o homem é justificado pela fé sem as
obras da lei. É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios?
Também dos gentios, certamente, se é que Deus é um só, que pela fé há de
justificar a circuncisão, e também por meio da fé a incircuncisão."
Rm
4:5, "Porém ao que não trabalha, mas crê naquele que justifica o
ímpio, a sua fé lhe é contada como justiça;"
Rm
5:1, "Justificados, pois, pela fé, tenhamos paz com Deus, por nosso
Senhor Jesus Cristo,"
Rm
9:30, "Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a
justiça, alcançaram a justiça, mas a justiça que vem da fé."
Rm
10:4, "Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que
crê."
Rm
11:6, "Mas se é pela graça, já não é pelas obras; de outra maneira,
a graça já não é graça."
Gl
2:16, "Sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da
lei, mas sim, pela fé em Cristo Jesus, temos também crido em Cristo Jesus para
sermos justificados pela fé em Cristo, e não por obras da lei; pois por obras
da lei nenhuma carne será justificada."
Gl
2:21, "Não faço nula a graça de Deus; porque, se a justiça vem
mediante a lei, logo Cristo morreu em vão."
Gl
3:5-6, "Aquele pois que vos dá o Espírito, e que opera milagres
entre vós, acaso o faz pelas obras da lei, ou pelo ouvir com fé? Assim como
Abraão creu em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça."
Gl
3:24, "De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a
Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados."
Ef
2:8-9, "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não
vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie."
Fp
3:9, "E seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da
lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela
fé;"
Novamente, obras/Lei são
contrastadas com fé repetidamente, e somos ensinados que não somos justificados
de forma alguma pelas obras. Logo, somos justificados perante a Deus somente
pela fé, e não pela fé e pelas obras.
Tiago
2:24, não somente pela fé
As escrituras ensinam claramente
que somos salvos (justificados) pela fé em Cristo e o que Ele fez na cruz.
Somente essa fé nos salva. Porém, não podemos parar aqui sem averiguar o que
Tiago diz em Tiago 2:24, "Vedes então que é pelas obras que o homem é
justificado, e não somente pela fé."
Não há contradição. Tudo o que
você precisa fazer é observar o contexto. O capítulo 2 de Tiago tem 26
versículos: os versículos 1-7 nos ensinam a não fazer acepção de pessoas. Os
versículos 8-13 são comentários acerca da Lei. Os versículos 14-26 são sobre a
relação entre fé e obras.
Tiago começa essa parte usando
um exemplo de alguém que diz ter fé, mas não tem obras. "Que proveito há,
meus irmãos se alguém disser que tem fé e não tiver obras? Porventura essa fé
pode salvá-lo?" (Tiago 2:14). Em outras palavras, Tiago está tratando de
uma fé morta, uma fé que não é nada mais do que um pronunciamento verbal, uma
confissão pública vinda da mente, que não vem do coração. É vazia, sem vida e
sem ação. Ele começa com essa negação, e demonstra o que uma fé vazia significa
(versículos 15-17, palavras sem ações). Em seguida, ele mostra que esse tipo de
fé é igual à fé dos demônios (versículo 19). Finalmente, ele dá exemplos de fé
viva, em que palavras sempre são seguidas de ações. Obras seguem a fé
verdadeira, e demonstram a nossa fé para o nosso próximo, mas não a Deus. Tiago
escreve sobre Abraão e Raabe, como exemplos de pessoas que demonstraram a sua
fé pelas suas obras.
Em suma, Tiago está examinando
dois tipos de fé: uma que leva a obras de Deus, e uma que não leva. Uma é
verdadeira, outra é falsa. Uma é morta, outra é viva; daí "a fé sem as
obras é estéril" (Tiago 2:20). Porém, ele não está contradizendo os
versículos acima que dizem que salvação e justificação são alcançadas somente
pela fé.
Além disso, note que Tiago cita
o mesmo versículo que Paulo cita em Rm 4:3 juntamente com vários outros
versículos que lidam com justificação pela fé. Tiago 2:23 diz, "E creu
Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça, e foi chamado amigo de
Deus." Se Tiago estivesse tentando ensinar uma doutrina sobre fé e obras
que estivesse em contradição com os outros escritores do Novo Testamento, ele não
teria usado Abraão como exemplo. Logo, podemos ver que justificação é somente
pela fé, e que Tiago estava falando a respeito de uma fé falsa, e não de uma fé
verdadeira, quando ele diz que não somos justificados somente pela fé.
Dc. Cooperador- Charles A.da Silva.
Charlessilva73@yahoo.com.br-
Bacharel em Teologia- Faceten- Mestre em Teologia-Filemon.
·
Fontes de Consulta.
·
Biblia Sagrada
·
Pequena Enciclopédia Biblica 8ª Ed. O. S. BOYER.
·
Dicionário Bíblico Vida Nova- Derek williams,
Ed. Vida Nova
·
Internet.
Ø
• Os assuntos extraídos da internet, foram lidos e
confrontados com a Bíblia Sagrada
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