segunda-feira, 27 de maio de 2013

TEXTO BASE. João 3.16-18.

O CAMINHO DA SALVAÇÃO.
Introdução: Não temos dúvidas de que somos o povo eleito de Deus, salvos por Jesus Cristo através do Sangue vertido na cruz do Calvário. Éramos um povo caminhando sem destino em direção ao precipício. Hoje estamos indo em direção a Jerusalém de Deus, guiados pelo sumo Sacerdote, Cristo Jesus.
O QUE É SALVAÇÃO?
O vocábulo português deriva do latim Salvare “ salvar” e de salus ,”saúde”,”ajuda”, e traduz o termo hebraico Yeshuâ e cognatos,(largura, facilidade, segurança), e o vocábulo grego sõteria e cognatos(Salvação e bem estar). Ato pelo qual Deus livra a pessoa de situações de perigo, opressão, sofrimento,culpa,do poder do pecado, e a introduz em uma vida nova cheia de bênçãos espirituais, por meio de Cristo Jesus.
O QUE FAZER PARA SER SALVO?
  1. Confessar a Cristo como Senhor e Salvador. O primeiro passo que devemos tomar para alcançar a salvação, é crermos no Filho de Deus e confessá-lo como único e suficiente Salvador de nossas vidas. Quando procedemos desta forma nos tornamos participantes das aflições de Cristo e suas fieis testemunhas. Cf. Romanos.10.4,9,10;Hb.4.14;11.6; Filipenses.2.11; 1ªJoão.2.23.
  2. Reconhecer e arrepender-se do estado de pecador. O homem precisa reconhecer seu estado pecaminoso e condenatório, procurando desvencilhar-se de tudo aquilo que o atrapalhe de aproximar-se de Deus. Cf.Sl.32.1-5; Pv.28.13; 2ºCrônicas.7.14.
  3. Crer em Jesus Cristo como Filho de Deus. Aquele que busca e almeja a salvação, precisa crer que Jesus Cristo é Filho de Deus e que é galardoador dos que o buscam. Cf. Romanos. 10.9-11; Atos.16.31.
  4. Andar nos retos caminhos do Senhor. Cf. Não existe pacto entre luz e trevas, aquele que procura a santidade e quer agradar a Deus deve andar em caminhos retos todos os dias. Cf. Sl. 1.1-3;2º Samuel.22.31;Jr.6.16.
  5. Viver uma vida de santidade. A busca pela santidade deve ser um exercício diário na vida do servo de Deus. Cf. Josué 3.5; 1ªTessalonicenses.3.13.
  6. Invocar o nome do Senhor. Há poder no nome de Jesus, todas as vezes em que clamamos o precioso nome de nosso Salvador, os céus se abrem, e nós recebemos vitórias da parte de Deus. Cf. Romanos 10.13; Joel.2.32; Sl.50.15.
  7. COMO POSSO TER A CERTEZA DE QUE SOU SALVO?
  1. Através do fruto do Espírito Santo. O Fruto do Espírito é o que resulta da vida de plena comunhão com Cristo. É através do fruto que se conhece a árvore. Aquele que é salvo procura as coisas de cima vindas do pai das luzes, tem seu prazer na lei do Senhor, procura sempre anunciar a Cristo aos necessitados, vive uma nova vida e acima de tudo procura a santidade a cada dia. Cf. João.15.15; Fp.1.11; Gl.5.22,23;
  2. Através de uma intima comunhão com o Pai. Ter comunhão com o Pai, é ter participação em comum nos planos Divinos, onde nada nos é ocultado, o Pai tem prazer em compartilhar todas as coisas com aqueles que têm prazer na comunhão do Sangue do Cordeiro. Cf. 1ªCorintios 1.9;1ªJoão 1.3.
  3. Através de um desejo grandioso de agradar ao Espírito e vencer a carne. Aquele que é nascido de Deus vence o mundo, e aborrece as trevas. Cf. Éfesios. 6.10-17; 1ªCorintios. 2.12-16; Colossenses.1.9,10.
  4. Através da união e comunhão entre os irmãos. Aquele que é salvo e tem certeza da sua condição de cidadão do céu, tem um imenso prazer em viver unido e em comunhão com o seu irmão, sempre pronto para ajudar ao seu próximo. Cf. Sl.113;1ªJoão 1.3,6; Atos.2.42-47.

O TRÍPLICE ASPECTO TEMPORAL DA SALVAÇÃO.
A salvação por parte do homem pode ser descrita por um tríplice aspecto temporal, e passado,presente e futuro. Possessiva, progressiva e futuristicamente; o homem está salvo, está sendo salvo e será salvo.
  1. POSSESSIVAMENTE.
    O homem, pela fé nele instilada através do Espírito Santo recebe uma nova posição em Cristo; já está justificado e absolvido por causa de Cristo. Assim, com sua posição pré – justificada, o homem não podia merecer a salvação, semelhantemente, após haver sido justificado agora não pode desmerecer a salvação ou desfazer aquilo que Deus fez por ele. Está redimido, reconciliado, perdoado e purificado, já passou da morte para a vida, e recebeu a certeza, pelo testemunho do Espírito junto a seu próprio espírito, de que é filho de Deus, co- herdeiro juntamente com CRISTO, possuidor da vida que é eterna em sua qualidade e duração, e que de uma vez para sempre despedaçou as correntes da escravidão ao temor da morte.
  2. PROGRESSIVAMENTE.
A graça de Deus, que traz a salvação, que é o poder transmitido pela pregação da cruz aqueles que estão sendo salvos, ensina a necessidade da operação santificadora do Espírito Santo, a exteriorização da salvação que Deus operou no homem, evidenciando a negação á impiedade e ás concupiscências mundanas , e produzindo uma vida sóbria, reta e piedosa no mundo presente. Assim como a fé é o fato operativo na salvação concebida possessivamente, semelhantemente é o amor na exteriorização da salvação. Mediante o amor implantado pelo Espírito, a vida do homem é conservada, o homem atinge sua verdadeira personalidade ao refletir a imagem de Deus dessa nova maneira, e se faz verdadeiramente presente em sua pessoa para aqueles que ainda necessitam de salvação.

  1. FUTURISTICAMENTE.
A salvação em sua plenitude deverá ser realizada somente no futuro. O homem é salvo em esperança. Ao crente é apontada a obtenção da salvação total. A salvação total está prestes a ser revelada no último tempo . Essa salvação está agora mais perto do que quando no principio cremos. Para aqueles que esperam em Cristo, ELE aparecerá segunda vez, não para novamente tratar do pecado, mas sim, para a salvação. Por ocasião da derrota definitiva do mal, a voz celeste proferirá as palavras:”Agora é vinda a salvação”

PRIVILÉGOS E RESPONSABILIDADES DA SALVAÇÃO.
Não se encoraja aos que recebem a salvação, em trecho algum das Sagradas Escrituras que abusem da Graça de Deus. Até mesmo os eleitos são advertidos a tornar seguro seu chamamento e eleição, e a evidenciarem sua salvação com temor e tremor. Se a salvação verdadeiramente está operando nos crentes, sua própria comunhão no Espírito aumentará, e a operação”vertical” do poder salvador de Deus os constrangerá a perceber as repercussões”horizontais” sobre a sociedade, da posse da salvação. Aqueles que possuem a salvação devem ser luzes no mundo, sal da terra, cidades construídas sobre montes. A história da igreja demonstra como a mesma tem aprendido e como precisa continuar aprendendo a testificar de sua salvação, profeticamente, em cada época.
A CONSUMAÇÃO DA SALVAÇÃO.
A Bíblia exibe bem pouco sinal de uma salvação gradual da totalidade da humanidade, quer no sentido de prepará-la para a glória, quer no sentido de transformar a sociedade mediante continuo progresso através da aplicação de princípios salvadores. Entretanto, as Escrituras prometem a destruição final do mal , apocalíptica ou escatológicamente, o livramento da criação que atualmente geme sob a escravidão da corrupção, para a gloriosa liberdade dos filhos de Deus por ocasião da adoção, a redenção do corpo, a regeneração, e a criação dos novos céus e a nova terra, nos quais habita justiça, onde Deus será contemplado face a face.

Que a Graça de Deus nos ilumine e nos capacite afim de mantermos viva a esperança em Cristo Jesus para uma vida Eterna.

AMÉM.


Mestre em Teologia Bíblica pela Fest Filemon – Faculdade Superior de Teologia.

Bacharel em Teologia pela Faceten – Faculdade de Ciência e Tecnologia do Norte do Pais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário