Panorâmica
da carta de Paulo aos Gálatas.
Introdução: A obra de Paulo na Galacia
tinha sido extremamente bem sucedida, muitas pessoas, principalmente gentios
haviam aceitado a Cristo como Salvador com muito entusiasmo. Algum tempo depois
de Paulo ter partido da Galácia apareceram certos mestres judeus insistindo em
dizer que os Gentios conversos não podiam ser Cristãos sem também observar a
lei de Moisés, diante da pressão, sem a presença do Apóstolo Paulo, os gálatas
acabaram aceitando a doutrina propagada pelos judeus, com a mesma sinceridade
com a qual haviam aceitado o Evangelho de Cristo. Houve uma epidemia de circuncisões entre esses cristãos
gentios. Tudo isso se opunha ao que Paulo ensinava e, dessa forma, os
judaízantes negavam a autoridade do apóstolo e seus ensinos, uma vez que não
havia feito parte do grupo dos doze apóstolos
e nem andara com Jesus. Logo, esta carta é uma defesa veemente do seu
apostolado, o que fica bem claro logo no primeiro verso. Cf. 1.1;10-17. É também uma tentativa de Paulo de reconduzir os gálatas a verdadeira fé.
Esta carta foi escrita
em 58d.C, alguns acham que a carta
foi escrita em Antioquia por volta de 49d.C
, pouco depois do primeiro regresso de Paulo da Galacia e antes do Concilio de
Jerusalém em 49/50dC. O concílio
escreveu uma carta ás Igrejas de Antioquia da síria e da Cilícia, declarando
que a circuncisão não era necessária, Cf.
Atos 15.1;16.4. Se Paulo tivesse
escrito a carta após essa ocasião, poderíamos esperar que mencionasse a decisão
do concílio de Jerusalém. Por outro lado, a afirmação ”Lhes preguei o Evangelho
pela primeira vez”Cf. 4.13,
subtende que o Apóstolo estivera na
galacia pelo menos outra vez, fato que
favorecia uma data posterior para a carta depois de sua segunda viagem
missionária, talvez 51/52 ou53 dC.
Esboço
da Carta.
·
1.1,2,10-12. Pessoal - Revelação do evangelho.
·
2.14,15;4.30,31. Doutrinário – Justificação.
·
5.1; 6.18. Prático - Santificação.
Contrastes na Carta.
·
Cap. 1-2 – Pessoal.
Perdidos
em Adão.
Salvos em Cristo.
Todos
morrem fisicamente em Adão. Todos
vivem Espiritualmente em Cristo.
Outro
(Falso) Evangelho. O
Legítimo Evangelho.
Raciocínio do homem. Revelação de Deus.
·
Cap. 3-4 – Doutrinário.
Lei.
Graça.
Obras. Fé.
A Maldição da morte. A
Benção da Vida.
A condenação pelas obras. Justificação
pela Fé.
Servos sob Jugo (Derrota). Filhos em Liberdade(Vitória).
A Antiga Aliança(Simbolizada por Hagar)
A Nova
Aliança(Simbolizada por Sara).
·
Cap. 5-6 – Prático.
Viver na carne.
Andar no Espírito.
Obras da carne.
Fruto do Espírito.
Perder a Graça.
Permanecer Firme na Graça.
Mundo ou ego como objeto de Glória. A
cruz como único objeto de Glória
Esta carta nos apresenta de forma clara e precisa a
transposição da Lei para Graça mediante a Fé, o apóstolo procurou mostrar que a
Lei contribuiu de alguma forma para
apontar o calvário e através dele a salvação em Cristo Jesus.
1.
A
Lei exigia a entrada do Sacerdote no
Santuário para o derramamento de sangue de animais em sua intercessão pelo povo.
2.
Pela
Graça Cristo derramou seu Sangue na cruz
por todos nós, não precisamos mais de sangue de animais.
3.
A Lei dizia que no lugar Santíssimo só o sumo
Sacerdote poderia entrar anualmente, pois, ali simbolizada pela Arca da Aliança
estava a presença do próprio Deus, o lugar Santíssimo estava separado do lugar
Santo por um Véu.
4.
Pela
Graça a morte de Cristo rompeu o véu de
alto a baixo, nos possibilitando acesso
direto ao Pai Celestial.
5.
A
Lei é representada por Hagar.
6.
A
Graça é representada por Sara, a qual detinha a promessa da parte de Deus de
dar um filho a Abraão.
7.
A
Lei aponta para o Monte Sinai.
8.
A
Graça aponta para o calvário.
9.
A
Lei menciona a Jerusalém Terrestre.
10. A Graça Menciona
a Jerusalém Celestial.
11. A Lei fala da
carne.
12. A Graça fala da Promessa Divina.
13. A Lei apenas
encobria a transgressão.
14. A Graça pelo
Sangue de Cristo nos purifica completamente de todo o pecado.
Características
Especiais.
Ø Defesa
do Evangelho. 1.11;2.20.
Ø Defesa
de uma vida pela Graça Divina e não pela Lei.
3.23;4.7.
Ø Descreve
os frutos do Espírito e as obras da carne.
5.19-23.
Saudações
Finais.
Paulo encerra esta
epístola reafirmando a superioridade do sacrifício na cruz ante a Lei dada a
Moisés no Monte Sinai. Cristo é superior ao antigo Pacto, Gloria a Deus.
Amém.
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