PANORÂMICA DA CARTA DE PAULO AOS ROMANOS.
Introdução.
Poucos estudiosos duvidam de que Romanos seja uma carta autêntica de Paulo, é a epistola mais longa , mais teológica e mais influente, talvez por essa razão foi colocada em primeiro lugar entre as epistolas, tendo como tema central,"A Justiça de Deus"
- Teologicamente podemos dividir o livro em 2 partes;
- Paulo expõe o seu evangelho. Cf. Cap. 1-11. A Exposição de Paulo destroi duas realidades dos Judeus, Eleição e Lei.
- A Universalidade da Salvação.
- Salvação mediante a Fé.
- Só a lei é insuficiente para produzir salvação.
A salvação realizada por Deus em Cristo é universal e exclusiva; estende-se a Judeus e Gentios e só pode ser adquirida por meio da fé, já que sem Cristo, nem se quer os Judeus estão em condições de cumprir a Lei e salvar-se, assim, pelos próprios meios, Cf. 1,18;5,21. E é por causa disso que Paulo é acusado de destruir as duas realidades constitutivas de Israel a saber;
A) A sua eleição como povo de Deus. Cf. Gênesis. 32.27,28;34.10-12.
B) A Lei como padrão de vida a ser seguido. Cf. 3.1-8; Dt.4.5-9; Êxodo.20.1-26.
Nos capítulos 6,8 Paulo responde a questão sobre a Lei, explicando que a fé em Cristo não é contra a Lei, mas é e continua sendo o único caminho que nos torna capazes de cumprirmos suas exigências. Nos cap.9-11. Paulo mostra como a igreja de Cristo ao acolher os pagãos não perdeu as suas raízes no povo cuja eleição começa em Abrão; pelo contrário, só quando todos os pagãos Judeus aderirem a Cristo se cumprirão plenamente as promessas de Deus.
2. Paulo exorta a unidade que provém da participação comum no amor de Cristo e se manifesta no bom relacionamento entre os de dentro e os de fora da igreja. Cf. Cap. 12,13, e sobretudo na aceitação da sensibilidade e diversidade próprias de cada um Cf. Cap. 14.1-17. Temos aqui o Evangelho na sua expressão prática
No capítulo 15. 14-16,27, Paulo faz a conclusão.
O apóstolo desejando visitar Roma, a fim de repartir-lhes algum dom Espiritual, para que fossem confirmados, mas sendo impedido, aproveitou a oportunidade de escrever a epistola e enviar pela mão de Febe(Diaconiza) na igreja vizinha, Cencréia(Porto Oriental de Corinto). Estava em Corinto como hospede na casa de Gaio.(Macedônio companheiro de Paulo). Cf. 1.13-15;15.22;Atos 19.29. Enquanto escrevia a epistola aos romanos através de seu auxiliar Tércio, Amanuense , (Amanuense era um antigo burocrata que fazia correspondências e copiava ou registrava documentos), Paulo planejava voltar a Jerusalém pára o dia de pentecostes. Cf. Atos 20.16, provavelmente na primavera de 57 ou 58 dC. e entregar pessoalmente uma oferta de socorro das igrejas gentias aos crentes pobres de Jerusalém, Cf. 15.25-27 , logo a seguir Paulo planejava partir para a Espanha levando o Evangelho, e tentar novamente visitar a Igreja de Roma durante a passagem e receber ajuda dos crentes locais para prosseguir em sua viagem, Cf. Atos. 15.24,28.
Paulo escreveu esta epistola a fim de preparar o caminho para a obra que ele esperava realizar em Roma e na sua missão prevista para Espanha. Cf. 15.24. Está epístola tinha duplo propósito, a saber;
1. Segundo parece, os Romanos tinham ouvido boatos falsos a respeito da mensagem e da Teologia de Paulo. Cf. 3.8;6.1,2,15; motivo dele achar necessário registrar por escrito o evangelho que já pregava há 25 anos.
2. Queria corrigir certos problemas da igreja causados por atitudes erradas dos Judeus para com os Gentios, Cf. 2.1-29;3.1-9, e dos Gentios para com os Judeus,Cf. 11.11-32; Dt. 4.6-9.
- O tema central da epístola apresenta dois temas afins que recebem atenção especial:
- A Graça de Deus é vista no contexto da pecaminosidade humana que Paulo Vê mais como um inimigo pessoal que tenta destruir a alma, Cf. Cap.7. Reduz a humanidade a uma condição deplorável da qual só Cristo pode livrá-la. Para que tal livramento se realizasse, Deus tomou a iniciativa; a morte de Cristo na cruz como sua provisão para a humanidade a fim de que o pecado fosse perdoado, Cf. Cap.6.
- A Lei de Deus, que é boa, Cf. 7.12, mas completamente ineficaz como meio de salvação. Todavia a lei vai além da mera letra dada por intermédio de Moisés. Paulo escreve sobre a lei do Espirito Cf. 8.2, que produz no crente uma nova maneira de ver as exigências do Pai, com quem ele tem uma relação inteiramente nova. A vida cristã não é uma questão de obediência a um código legal, mas é uma vida controlada pelo Espirito, as qualidades de justiça, paz e amor Cf.5.3;14.17;15.13,30.
A epístola é destinada aos cristãos da metrópole do grande império,cujo domínio se estendia por quase todo o mundo conhecido para informar-lhes que estava se pondo a caminho para lá Cf. 1.7. Isso foi antes de Deus ter dito que Paulo seria sua testemunha em Roma Cf. Atos.23.11. Paulo não tinha certeza de que sairia vivo de Jerusalém Cf. 15.31. Parecia apropriado que ele, o apóstolo aos gentios deixasse registrada por escrito na capital do mundo uma explicação acerca da natureza do evangelho de Cristo, caso fosse assassinado antes de poder chegar a Roma.
- Com base no tema Justiça de Deus, podemos dividir a carta aos Romanos da seguinte maneira.
- A Justiça do Evangelho. Cf. Cap.1. Somente o poder da Palavra de Deus pode libertar o homem da hoste do pecado.
- A Necessidade da Justiça. Cf. Cap.2-3. Somente Deus através de sua Justiça trará julgamento a toda a humanidade.
- A Justiça e a Fé. Cf. Cap.3-5. A Palavra de Deus é justiça e alcança a todos mediante a fé.
- A Justiça e a Vida Cristã Diária. Cap. 6-8. A Graça não nos deixa permanecer no pecado.
- A Justiça na história. Cf. Cap.9-11. Deus não esqueceu do seu povo.
- A Justiça na comunidade da Fé. Cf. Cap. 12-16. Santidade diante do Senhor.
- Podemos destacar quatro aspectos importantes na epístola.
A) A justiça de Deus. Cf. 1.17. Viver da fé como base de uma vida plena.
B) A bondade de Deus. Cf. 2.4;5.8. Conduz a Salvação.
C) A Soberania de Deus.Cf. Cap.9-11. Está acima da lei.
D) A Graça de Deus. Cf. Cap.6. Nos livra da morte Espiritual.
- Sete características principais na epístola.
- É a mais sitemática epístola de Paulo.
- Paulo escreve em um estilo de perguntas e respostas. Cf. 6.9,31.
- Paulo usa amplamente o Antigo Testamento, como a autoridade Bíblica na apresentação da verdadeira natureza do Evangelho.
- Paulo apresenta a Justiça de Deus como a revelação fundamental do Evangelho. Cf. 1.16,17.
- Paulo focaliza a natureza dupla do pecado, bem como a provisão de Deus em Cristo para cada aspecto Cf. Ev. João 1.11.
- O capítulo 8 é o mais longo sobre a obra do Espirito Santo na vida do Crente.
- Romanos contêm o estudo mais profundo da Bíblia sobre a rejeição de Cristo pelos Judeus, bem como o plano Divino Redentor para todos , alcançando por fim Israel. Cf. 9.11.
AMÉM.
olá boa tarde.
ResponderExcluirqual é o seu numero do wattzap
turimicanta
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