DÍZIMO.
Introdução: Este é um assunto de suma importância para a igreja do Senhor. Nos últimos tempos temos visto uma grande batalha em torno do dízimo, uns dizem ser anti-Bíblico, outros dizem ser um mandamento do antigoTestamento, etc, Afinal, dízimo é ou n ao é Bíblico? Vamos analisar o que nos diz as Escrituras.
Dízimo, heb. “ma´aser”, que significa a décima parte.
A ORIGEM DO DÍZIMO.
O costume de dizimar não se originou com a lei Mosaica(Gn.14.17-20), nem era peculiar aos hebreus. Era praticada entre outros povos antigos. O principio do dízimo já estava no éden(Fidelidade), 700anos antes da lei Abraão deu o dízimo de todos os seus bens a MELQUIZEDEQUE , Sacerdote do Deus Altíssimo(figura de Jesus). Mais tarde seu neto Jacó seguiu seu exemplo e dízimou quando teve a revelação da casa de Deus. Gn.28.22. A Torah legislava que a semente da terra(Safras), o fruto das árvores e a erva ou rebanho(Lv.27.30-32) deveriam render dízimos. A maneira de pagar o dízimo do gado era como segue: o proprietário contava os animais conforme iam passando para o pasto, e cada decimo animal era dado a Deus. Dessa maneira não havia a possibilidade de selecionar animais inferiores parfa pagagamento do dízimo dentre o gado Vacum(Gado Bovino e alguns búfalos) e o gado miúdo (Lv.27.32-). Se um Hebreu preferisse dedicar a décima parte da produção de seus cereais e frutas, na forma de seu valor monetário, tinha a liberdade de fazê-lo, mas um quinto dessa soma tinha de ser adicionada. Não lhe era permitido redimir a décima parte de seus rebanhos de gado vacum(Gado Bovino e alguns búfalos) e de gado miúdo dessa maneira(Lv.27.31-33). os dízimos deveriam ser entregues aos Levitas, Nm.18.21-( Levitas- Aqueles que dominavam a arte do louvor, sendo portadores dos segredos da oração. Derivado do hebraico "lewi" que significa atar ou unir. Relativo a Levi, membro da tribo de Judá, a quem foi confiado a guarda do tabernáculo de Deus quando da partida em direção à terra prometida). Porém , em Hebreus 7.5 é dito que os filhos de Levi é que recebiam os dízimos por comporem o sacerdócio. Êsse desvio das prescrições da lei, talvez tenha ocorrido devido ao fato da indisposição dos levitas em cumprir os seus deveres em Jerusalém, depois da volta dos exilados sob a liderança de Esdras(Ed.8.15-). Os levitas por causa da natureza de sua posição e de suas funções na comunidade, não tinham meios de renda, nem gado, nem herança que lhes assegurasse o sustento; por conseguinte, em recompesa pelo serviço que prestavam na tenda da congegação, recebiam os dízimos dos filhos de Israel(Nm.18.21-24). Essa passagem no capitulo 18 de Números menciona apenas os dízimos dos cereais e das safras de frutas(.27). Os levitas todavia, não tinham a permissão de conservar para si a totalidade dos dízimos recebidos. Mas receberam ordens de apresentar uma oferta ao Senhor que representava o dízimos dos dízimos(Nm.18.26). êsses dízimos dos dízimos tinham de ser de todas as vossas dádivas(V.29), e tinham de ser dados ao Sacerdote(V.28; Ne.10.39).
Os Hebreus deveriam oferecer os dízimos no lugar que o Senhor Deus escolhera entre todas as tribos para ali por o seu nome(Dt.12.5-;17-), isto é, Jerusalém. E o oferecimento dos dízimos deveria tomar a forma de uma refeição ritual em que o levita também tomava parte(Dt.12.7,12). Se Jerusalém ficasse por demais distante da Vila em que o dízimista morasse, o transporte do dízimo de suas colheitas poderia criar um problema, mas ele sempre podia levar os seus dízimos na forma de dinheiro(Dt.14.22-27).
Em cada terceiro ano, os dízimos deveriam ser oferecidos na própria localidade em que habitava o dizimista(Dt. 14.28-), embora nessas ocasiões apesar disso estava ainda na obrigação de subir a Jerusalém a fim de adorar, após ter oferecido os seus dízimos em sua própria comunidade(Dt.2612-).
Os dízimos oferecidos por Abraão, o ancestral de Israel, e, por conseguinte, do sacerdócio aarônico, a Melquisedeque(Gn.14.20), e o fato de haver sido abençoado por êsse rei - Sacerdote, segundo a interpretação de (Heb. 7.1-), significa que o sacerdócio de Melquisedeque era infinitamente superior ao sacerdócio levítico. Por qual motivo Melquisedeque recebeu dízimos de Abraão não é esclarecido(Gn.14.18-20).
A referência Neotestamentária ao pagamento dos dízimos da hortelã, do endro, do cominho(Mt.23.23;Lc.11.42) ilustra uma extensão talmúdica da lei mosaica, extensão essa que assegura que tudo quanto é comido e que é produzido pela terra, está sujeito ao dízimo. (Fonte. O Novo dicionário da Bíblia Vol I. Pag. 435).
OBJETIVOS DE DEUS AO INSTITUIR O DÍZIMO.
O objetivo de Deus ao instituir o dízimo não era pedir ao homem dinheiro, mas sim, colocar em prova o poder e a inclinação do homem em obedece-lo.* Obedecer a um princípio Divino. Mt. 23.23;Hb.7.4
* Honrar á Deus. Pv. 3.9.
* Fazer prova da provisão Divina. Ml.3.10; Sl.34.8.
UTILIZAÇÃO DOS DÍZIMOS NO ANTIGO TESTAMENTO.
No Antigo Testamento os dizímos eram utilizados de formas diversas, como veremos a seguir;
1. Cobrir as despesas do culto, sustento dos sacerdotes e levitas. Dt 26.12; Nm.18.21; Neemias.12.44-47.
2. Como sacrificio a Deus;
3. Holocausto. Lv.1; 6.8-13.
4. Oferta de manjares. Lv. 2. 6.14-23.
5. Oferta Pacifica. Lv. 3;7.11-21.
6. Oferta Pelo pecado. Lv. 4. 1-5,13;6.24-30.
7. Oferta pela culpa. Lv.5-14;7.1-10.
8. Construção do Tabernáculo. Êx. 35.20-29; 36.3-7.
9. Reparos e reconstrução do Templo. IIRs.12.9,10; 31.5-19; ICr.29.
DÍZIMOS NO NOVO TESTAMENTO.
Não existe no Novo Testamentoum mandamento especifico quanto ao dízimo. No Novo Testamento o dízmo aparece como uma tradição da Igreja de Cristo. IICor.8,9;ITm.5. A Lei regulamentava o dízimo, mas o princípio do dízimo é muito mais profundo, e não depende da Lei. A Graça sempre excede a Lei, vai além. A velha aliança era baseada na torá , mais a nova aliança é baseada na Graça. Os apóstolos não pregavam e nem falavam sobre o dízimo, pois o tinham como assunto regulamentar da Igreja.
PARALELO DO DÍZIMO ENTRE LEI E GRAÇA.
@. Lei. Gn. 28.22; Dt. 14.23 - Deus estabelece um percentual de renda de todo o homem para ser devolvida, afim de lembrar-lhe que tudo o que possui provém do Senhor.
@. Lei. Dt.14.22,23 - Regulamenta o Dízimo.
*GRAÇA. Lc.14.33. Deus não estabelece um percentual, mas nos deixa livres para dar tudo. Uma Vez que renunciamos a tudo por Jesus, nada mais é nosso, é tudo dele.
*GRAÇA. Mt. 3.8; Lc. 14.25-33. Exigi-se a vida e tudo quanto possui.
UTILIZAÇÃO DO DÍZIMO NO NOVO TESTAMENTO.
No Antigo Testamento o dízimo era regido pela lei Mosaica, o povo dízimava de acordo com o que determinava a lei.
O Novo Testamento nos ensina a contribuir de forma sacrificial, quando assim o fazemos reconhecemos o Senhorio de Deus sobre nossas vidas, e acima de tudo, declaramos que tudo o que temos, a ELE pertence, logo, se Deus é o Senhor de tudo, o que temos não é nosso, se não é nosso devemos devolver ao dono.(Deus). O dízimo no Novo Testamento era utilizado principalmente para;
#. Suprir as necessidades dos Apóstolos. ICo.16.1,2; Fp.4.16-19.
#. Suprir as necessidades do Povo. At.11.26-30; Rm. 15.25-27; IICor.8.1-6.
COMO DEVEMOS DIZIMAR AO SENHOR?
Sabemos que servimo a um Deus Santo, por isso sempre devemos nos apresentar a ELE com um coração puro e sincero, colocar nossa oferta no altar, sabendo que o Senhor que em oculto tu vê, nos recompensará. Devemos proceder da seguinte forma ao apresentar-mos nossa oferta ao Senhor(DÍZIMO) ;
* Dizimar com alegria, não com uma aparência externa, mas sim, com um coração saltitante de alegria. IICor. 9.7; Pv.11.25.
* Nunca dizimar do que lhe sobra, e sim das primicias da vossa renda. Pv. 3.9; Êx.22.29;23.15,16
* Nunca dizimar esperando receber algo em troca. IICor.8.1-5,11,12;II.Cr.24.8-11. Nosso Deus não é um Deus de barganha, ELE não está interessado na quantidade da sua oferta, sim na qualidade. Gên.4.1-7.
* O dízimo deve ser proporcional a renda. ICor. 16.2;IICor.8.3,12.
CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DAQUELES QUE NÃO DIZIMAM AO SENHOR.
Entendemos que o Senhor é o dono de tudo o que possuimos, logo, o dízimo pertence a ELE e não a nós. Quando o homem trai um princípio estabelecido por Deus ele sofre as consequências de seus atos. Ag. 1.3-9; Ml. 2.1-3; 3.9-12; Dt. 28.38-40.
CONSEQUÊNCIAS NA VIDA DE UM DIZIMISTA.
*Não haverá no meio do povo pobres e necessitados Dt. 15.4; 28.8.
* Será herdeiro de um tesouro no céu. Mt. 6.20,21;19.21.
Algumas pessoas de forma equivocada,dizem que no Antigo Testamento não se fala em dinheiro quando o assunto é o dízimo,mas sim, de plantas, animais,etc. Esses que assim ensinam, esquecem-se de examinar o texto Sagrado de uma forma mais detida. Os dízimos eram levados perante ao Senhor em Jerusalém(Foi Deus que assim estabeleceu), porém se ficasse muito distante para o dízimista conduzir-se com sua oferta, ele poderia vendê-la e oferecer o seu dízimo em forma de Dinheiro. Confira. Dt.14.22-27.
A despeito do que se tem ensinado sobre dízimos no presente século, devemos saber e entender que,
¶ O dízimo honra á Deus.
¶ Não existe barganha com as coisas divinas.
¶ A qualidade da oferta não está na quantidade, sim, na qualidade e na vida do ofertante concernentes ao seu compromisso e temor em reconhecer á Deus através de sua oferta.
¶ Lança os fundamentos para a vida eterna(Obediência). ITm .6.19.
¶ Ensina a trabalhar com a lei da semeadura. IICor.9.6.
Esse texto de IICor.9.6, é muito utilizado por oportunistas para afirmarem que Deus nos dará o tanto quanto dermos a ELE, se dermos R$.100,00, ELE nos dará R$.200,00, e assim por diante. O texto não está falando de quantidade na oferta, mas da qualidade dos desejos e dos motivos do nosso coração ao ofertarmos. Se você oferta a Deus por obrigação ou com um coração duro, pensando em tirar proveito, com certeza sua oferta não será aceita, ou seja, semeou de forma incorreta, colheu maldição. Confira. Lc. 21.1-4. Quem deu a maior oferta, os ricos ou a mulherr? quantidade?
Pv. 11.24,25. Quem terá a melhor paga, o que retém ou o que distribui?
Gênesis. 4.1-7. Quem deu a maior oferta, Caim ou Abel? Medite, busque, aprenda, o Senhor não trabalha com quantidade, sim com qualidade.
TEORIA DA PROSPERIDADE.
Teologia. [do grego. Theos, Deus+Logia,estudo]. Estudo ordenado e sistemático do Supremo ser e de seu relacionamento com a humanidade.(Dicionário Teológico)
Prosperidade.[Latim, prosperitate, estado ou qualidade de próspero, feliz, abastardo, que está em plena ascensão, é um conjunto de situações envolvendo, saúde fisica, mental, financeira, ambiental e social, é uma pessoa saudavél em todas essas áreas da vida].[Dicionário Informal on line].
Faço questão quetão de comentar um pouco este assunto, visto estar tão em voga em nossos dias, propagado e defendido de forma ferrenha por alguns”Pregadores da Midia”
Se fossemos analisar ao “Pé da letra” a tradução da palavra, diriamos ser Teológia da prosperidade, o estudo do ser feliz em todas as áreas de sua vida. Temos ouvido por ai, que para sermos prósperos devemos dar o nosso tudo. O que é o nosso tudo?
A Bíblia diz que devemos honrar á Deus com a nossa fazenda, Prov. 3.9. O tudo que Deus deseja de nós é, um coração voluntário ao ofertarmos ao Senhor, obedecer a Deus através de suas condutas. Ouvimos pregadores esbravejando, dizendo que se você não der o seu tudo Deus vai te amaldiçoar, onde está escrito isso? O povo tem sido levados por esses lobos por falta de conhecimento. Oséias. 4.6; Isaias.1.3. Observe a Palavra de Deus em ITm. 4.1-5;IITm.3.1-7. Os defensores da teoria da prosperidade(Prefiro dizer assim), deturpam a Bíblia, fazem aplicações de passagens isoladas, desprezando o seu contexto o seu contexto, não observam a regra de Exegese e Hemenêutica, usam jargões do tipo:
*“Jesus entrou em Jerusalém montado em um jumento,pois, ele representava o BMW de hoje(Heresia)”
* “A roupa de Jesus era a melhor da época, era tão especial que não tinha nem costura(Heresia)”
*Deus é rico, você não pode se conformar em ser pobre. Onde está escrito que Deus nos tornaria ricos?(Dinheiro), a aplicação é espiritual. confira. Mt.6.19-21, Como se ajunta tesouro no céu?
* Você foi feito para andar cabeça, não por calda. Dt. 28.13. Concordo, porém esquecem-se ?de analisar os versos 1, e o final do verso 13 do cap.28.Como pode alguém em desobediência ser abençoado por Deus?
* Determine, voc tem que determinar e Deus fará. Onde está escrito que nós temos autoridade para determinarmos alguma coisa? Deus é nosso serviçal? Somos os mais indignos para recebermos qualquer favor de Deus, se recebemos é pela Graça de Cristo na Cruz do calvário. João.1.17;Rm.5.20;6.14;11.6;Icor.15.10; Ef.2.8.
* Pedem coisas exorbitantes e esdruchulas, sem o menor amparo Bíblico. Em 2009 um programa de um tele - pregador famoso, um homem de nome Morris Cerulo(Propagador da teoria da prósperidade), dizendo-se movido pelo Espirito Santo, solicitou ao vivo uma oferta de R$.900,00, disse que Deus havia lhe dado aquela estratégia ali no ar durante a transmissão. Explicou dizendo"como estamos no ano de 2009, fui impulsionado a solicitar R$.900,00“ Foi mais longe quando disse ‘ se você quer ser abençoado de forma abundante, contribua, se não o fizer estará desobedecendo a Deus e atrairá maldição para sua vida.’ Onde podmos encontrar a Deus em meio a tanta heresia? Confira. Ml.2.2. Observe como Deus trata os falsos mestres ou aqueles que deveriam ensinar,mas desviam o povo.
* Durante uma reunião em Camboriú, um “famoso pregador” chegou ao ponto de pedir para ofertarem o que tivessem, uma pessoa seduzida por esse “pregador” deu o seu cartão de crédito,porém não enviou junto a senha, o “pregador” disse: ‘ASSIM NÃO VALE, VOCÊ NÃO DEU A SENHA , DEPOIS NÃO RECLAME SE DEUS NÃO TE ABENÇOAR” Onde está escrito que a pessoa deve entregar todos os seus bens a fim de não ser amaldiçoado? Poderia citar muitas outras observações, porém, penso ser o bastante para lançar luz a essas densas trevas que tem conduzido o povo de Deus ao escárnio e ao descrédito.
Cito abaixo os maiores expoentes da teoria da prósperidade.
* Pr. Silas Malafaia(Ass. de Deus. Vitória em Cristo.R.J.)
* Morris Cerulo
* Bispo Edir Macedo.(Igreja Universal do Reino de Deus).
* Missionário R.R. Soares(Igreja da Graça).
* Mike Murdock.
* Benny Hinn.
A lista acima não esgota o desfile dos “propagadores da teoria da prósperidade”, porém não acho necessário ir além.
Querido irmão(a), Leitor(a), estudante, antes de qualquer critica ou refutações, examine os textos em “tela”, leia aplicando sempre as regras de exegese e da hermenêutica, entenda o contexto histórico, leia orientado pelo Espírito Santo de Deus. Seja sábio e rico(Próspero) em Cristo Jesus
Bibliografia.
Bíblia Sagrada. ARC.
Dicionário Teológico. Claudionor Corrêa de Andrade.
O Novo Dicionário da Bíblia. Vol. I. Junta Editorial Cristã. Ed. Vida Nova.
Bíblia de Estudo Pentecostal. ARC. CPAD.
Pequena Enciclopédia Bíblica. O.S.Boyer. 8ªEd.
Drº Augusto Nicodemos Lopes.(Ministro presbiteriano), Calvinista, Teologo e Professor.
Dicionário Informal on-line.
Charlessilva73@yahoo.com.br.
Mestre em Teologia Bíblica pela Fest Filemon - Faculdade Superior de Teologia.
Bacharel em Teologia. Pela Faceten - Faculdade de ciência e Tecnologia do Norte do Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário