A
SANTA CEIA DO SENHOR.
1ªCor.11.23-32.
INTRODUÇÃO: Conforme ensinou o apostolo
Paulo, a ordenança da Santa Ceia esta firmemente ancorada no propósito remidor
de Deus, de tal modo que a mesma proclama a morte do Senhor, visto como a
pascoa estabelecia a misericórdia redentora de Deus sobre o antigo pacto. Ele
também expôs o significado da Mesa do Senhor como uma comunhão com o Senhor em sua morte e
sua vida ressurreta, simbolizada
pelo pão e pelo vinho.
I-Contexto Histórico.
Existia
na igreja de Corinto um grave problema entre os irmãos, estava sendo observada
uma conduta egoísta nas reuniões em torno da mesa do Senhor. A Ceia não era
celebrada conforme conhecemos hoje. Os irmãos reuniam-se em lares e ali alimentavam-se todos em comum.
Este ato de cercar a mesa estava ligado a intima comunhão com o Pai, todos em
torno da mesa simbolizando a unidade do corpo e Cristo. Porém com o passar dos
dias a igreja de Corinto abandonou a pratica de cear uns com os outros. Quando
se reuniam já não esperavam mais uns pelos outros, muitos pobres não tinham
acesso a esses eventos, comiam e bebiam de forma desordenada, muitos se
embriagavam, enquanto outros tinham fome e sede. Isso nos ajuda a entender o que Paulo quer
dizer quando fala sobre os que comem e bebem “sem discernir o corpo”. Essa interpretação de “sem discernir o corpo” é a poiada pela menção que Paulo faz da igreja como corpo de Cristo, em 1ªCor.10.17.
Assim,
a frase “sem discernir o corpo” significa,
“sem entender a unidade e a interdependência das pessoas na igreja, que é o
corpo de CRISTO”. Significa não dar atenção aos nossos irmãos e irmãs quando
vamos participar da Ceia do Senhor, na qual devemos refletir o caráter de Cristo.
A
“Ceia própria” de cada um é posta em
contraste com a “ceia do Senhor”, que exige celebração comum no amor e repele
as divisões inspiradas pelo egoísmo.
II
– OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA.
Os elementos da Santa Ceia são o pão e o vinho,
representando respectivamente o corpo e o sangue do nosso Senhor.
A.
O Pão. Elemento
símbolo da vida , assim Jesus identificou-se aos seus discípulos. Quando o pão
é partido na celebração da ceia,
vem-nos a memoria o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele
entregou sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo pecado. Cf.Jo. 6.35.
B. Vinho. O
fruto da vide na ceia lembra-nos do Sangue do Cordeiro de Deus derramado na
Cruz do Calvário, para redimir toda a humanidade da ofensa do pecado. Cf. Mc.26.29; 1ªCor.11.27.
III- O SIGNIFICADO DA CEIA DO
SENHOR.
A ceia do Senhor tem diversos significados na
vida da igreja (Física).
1.1. A
Morte de Cristo. Quando participamos da
Ceia do Senhor, estamos ali formando um quadro de sua morte por nós. A santa
Ceia comemora algo já realizado ( A morte do Cordeiro de Deus). Cf. Lc.22.19; 1ªCo.11.26.
2.2. Um
mandamento do Senhor. É uma ordem de
Cristo a todos os que o amavam. Participar da ceia é trazer a memoria o
sacrifício de Cristo por nós. 1Co.11.24,25.
33 Nossa
participação nos benefícios da morte de Cristo.
Quando
individualmente pegamos o cálice
e nós mesmos o tomamos, cada um de nós está proclamando por meio de tal ato “
Estou tomando os benefícios da morte de Cristo para mim mesmo”. Mt.26.26.
4.4 Alimento
Espiritual. O Pão e o Vinho
representam o fato de que há alimento e
refrigério espirituais que Cristo está
concedendo a nossa alma. Jo.6.53-57.
5.5 A
unidade dos Cristãos. Quando os irmãos participam juntos da mesa do senhor, dão
um sinal nítido de unidade de uns para com os outros. 1ªCo. 10.17
6.6 Uma
profecia em relação a volta de Cristo. Quando celebramos a ceia do Senhor,
estamos anunciando a sua vinda.. Mt. 26.29.
7.7 Discernimento
espiritual do Crente. Participar da Ceia de qualquer maneira sem discernir o
corpo de Cristo, e torna-la coisa comum. 1ªCo.11.29.
88 Um
momento de gratidão a Deus. É o momento no qual todo o Crente deve agradecer a
Deus por nos enviar seu único Filho. Mc.14.23; Lc.22.19.
9.9 Uma
ocasião propicia ao recebimento de bênçãos. Quando atendo o convite de Cristo
para participar da Ceia do Senhor, o fato de Ele ter me convidado a Tua
presença, assegura-me abundantes bênçãos. Quando o Senhor me recebe nessa mesa,
ELE assegura de que me recebera para
desfrutar de todas as outra bênçãos da terra, e dos céus também, especialmente
da Bodas do Cordeiro, para a qual esta reservado um lugar para mim.
Lc.22.10-13.
110. A afirmação da minha Fé em Cristo. Quando tomo
o pão e o cálice, por meu ato estou proclamando: “ Senhor preciso de ti, pois
sou fraco e carente, nada sou sem tua presença em mim”. Quando participo da
ceia proclamo constantemente que meus pecados constituíram parte do motivo do
sofrimento e da morte de Cristo.
IV – QUEM DEVE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?
1.1
Os
que creem em Cristo Jesus – A ceia representa um sinal de
conversão e permanência na fé Cristã.
2.2
Os
que entendem o significado do mandamento para a igreja – 1ªCo.11.26.
3 3 Aqueles
que estão em comunhão no corpo de Cristo – 1ª Co.10.17.
4.4
Somente
os batizados – Algumas denominações só permitem participar
da Santa Ceia do Senhor membros batizados. Entendem da seguinte forma; o
batismo é um símbolo do inicio da
caminhada cristã, enquanto a ceia é um símbolo da permanência da fé cristã.
Logo se o membro não sinalizou o inicio de sua caminhada com o batismo, também
não pode sinalizar com a permanência através do ato da ceia.
55. Somente
aqueles que aceitam em seus corpos o sacrifício da cruz. 1ªCo.11.25,26.
Quem deve ministrar a santa ceia?
Com
relação a ministração da ceia do Senhor,
a bíblia não aponta
diretamente a quem deva ser imputada a responsabilidade. Entendemos que
os pastores e seus auxiliares diretos devam ser os oficiantes. As
mulheres também podem participar como oficiantes, desde que, como os
homens, sejam honestas , sabias, tementes a Deus e tenham sido designadas pelo
seu pastor.
“A ceia própria” de
cada um é posta em contraste com a ceia do Senhor, que exige celebração no amor
e repele as divisões inspiradas pelo egoísmo, não por revelação direta, mas
pela tradição derivada do Senhor.
Se
aqueles que partilham a refeição eucarística não estão realmente unidos no
amor, põe-se na categoria daqueles que mataram Jesus.
O
critério do autoexame deve ser a qualidade de sua relação com os outros membros
da comunidade cristã. Cf. 1ªCo .11.26.;Dt.19.10; Hb.6.4-6;10.29.
AMÉM.
Bibliografia.
Teologia Sistemática Atual e Exaustiva. Wayne Grudem.
Bíblia Sagrada. ARC.
Bíblia de Jerusalém. Ed. Paulus.
Novo Dicionário da Bíblia. Vol. II - Junta Editorial Cristã.
Revista da Escola Bíblica
Dominical . 3º Trimestre/2009. Ed. Cpad.
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