domingo, 20 de outubro de 2013

A SANTA CEIA DO SENHOR.
1ªCor.11.23-32.
INTRODUÇÃO:  Conforme ensinou o apostolo Paulo, a ordenança da Santa Ceia esta firmemente ancorada no propósito remidor de Deus, de tal modo que a mesma proclama a morte do Senhor, visto como a pascoa estabelecia a misericórdia redentora de Deus sobre o antigo pacto. Ele também expôs o significado da Mesa do Senhor como uma comunhão  com o Senhor em  sua morte e  sua  vida ressurreta, simbolizada pelo pão e pelo vinho.    
I-Contexto Histórico.
  Existia na igreja de Corinto um grave problema entre os irmãos, estava sendo observada uma conduta egoísta nas reuniões em torno da mesa do Senhor. A Ceia não era celebrada conforme conhecemos hoje. Os irmãos reuniam-se   em lares e ali alimentavam-se todos em comum. Este ato de cercar a mesa estava ligado a intima comunhão com o Pai, todos em torno da mesa simbolizando a unidade do corpo e Cristo. Porém com o passar dos dias a igreja de Corinto abandonou a pratica de cear uns com os outros. Quando se reuniam já não esperavam mais uns pelos outros, muitos pobres não tinham acesso a esses eventos, comiam e bebiam de forma desordenada, muitos se embriagavam, enquanto outros tinham fome e sede.  Isso nos ajuda a entender o que Paulo quer dizer quando fala sobre os que comem e bebem “sem discernir o corpo”. Essa interpretação de “sem discernir o corpo” é a poiada pela menção que Paulo faz  da igreja como corpo de Cristo, em 1ªCor.10.17.
Assim, a frase “sem discernir o corpo” significa, “sem entender a unidade e a interdependência das pessoas na igreja, que é o corpo de CRISTO”. Significa não dar atenção aos nossos irmãos e irmãs quando vamos participar da Ceia do Senhor, na qual devemos refletir o caráter de Cristo.
A “Ceia própria” de cada um  é posta em contraste com a “ceia do Senhor”, que exige celebração comum no amor e repele as divisões inspiradas pelo egoísmo.

II – OS ELEMENTOS DA SANTA CEIA.
Os elementos da Santa Ceia são o pão e o vinho, representando        respectivamente  o corpo e o sangue do nosso Senhor.
A.   O Pão. Elemento símbolo da vida , assim Jesus identificou-se aos seus discípulos. Quando o pão é partido na celebração da ceia,     vem-nos a memoria o sacrifício vicário de Cristo, através do qual Ele entregou sua vida em resgate da humanidade caída e escravizada pelo pecado. Cf.Jo. 6.35.
B.   Vinho. O fruto da vide na ceia lembra-nos do Sangue do Cordeiro de Deus derramado na Cruz do Calvário, para redimir toda a humanidade da ofensa do pecado. Cf. Mc.26.29; 1ªCor.11.27.

III- O SIGNIFICADO DA CEIA DO SENHOR.
  A ceia do Senhor tem diversos significados na vida da igreja (Física).
1.1.   A Morte de Cristo.  Quando participamos da Ceia do Senhor, estamos ali formando um quadro de sua morte por nós. A santa Ceia comemora algo já realizado ( A morte do Cordeiro de Deus).   Cf. Lc.22.19; 1ªCo.11.26.
2.2.    Um mandamento do Senhor.  É uma ordem de Cristo a todos os que o amavam. Participar da ceia é trazer a memoria o sacrifício de Cristo por nós. 1Co.11.24,25.
33    Nossa participação nos benefícios da morte de Cristo.  Quando           individualmente  pegamos o cálice e nós mesmos o tomamos, cada um de nós está proclamando por meio de tal ato “ Estou tomando os benefícios da morte de Cristo para mim mesmo”. Mt.26.26.
4.4   Alimento Espiritual.  O Pão e o Vinho representam  o fato de que há alimento e refrigério espirituais  que Cristo está concedendo a nossa alma. Jo.6.53-57.
5.5 A unidade dos Cristãos. Quando os irmãos participam juntos da mesa do senhor, dão um sinal nítido de unidade de uns para com os outros. 1ªCo. 10.17
6.6   Uma profecia em relação a volta de Cristo. Quando celebramos a ceia do Senhor, estamos anunciando a sua vinda.. Mt. 26.29.
7.7    Discernimento espiritual do Crente. Participar da Ceia de qualquer maneira sem discernir o corpo de Cristo, e torna-la coisa comum.  1ªCo.11.29.

88  Um momento de gratidão a Deus. É o momento no qual todo o Crente deve agradecer a Deus por nos enviar seu único Filho. Mc.14.23; Lc.22.19.
9.9   Uma ocasião propicia ao recebimento de bênçãos. Quando atendo o convite de Cristo para participar da Ceia do Senhor, o fato de Ele ter me convidado a Tua presença, assegura-me abundantes bênçãos. Quando o Senhor me recebe nessa mesa, ELE assegura de que me recebera  para desfrutar de todas as outra bênçãos da terra, e dos céus também, especialmente da Bodas do Cordeiro, para a qual esta reservado um lugar para mim. Lc.22.10-13.
110.  A afirmação da minha Fé em Cristo. Quando tomo o pão e o cálice, por meu ato estou proclamando: “ Senhor preciso de ti, pois sou fraco e carente, nada sou sem tua presença em mim”. Quando participo da ceia proclamo constantemente que meus pecados constituíram parte do motivo do sofrimento e da morte de Cristo.  

IV – QUEM DEVE PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR?
1.1    Os que creem em Cristo Jesus – A ceia representa um sinal de conversão e permanência na fé Cristã.
2.2    Os que entendem o significado do mandamento para a igreja – 1ªCo.11.26.
3 3   Aqueles que estão em comunhão no corpo de Cristo – 1ª Co.10.17.
4.4    Somente os batizados – Algumas denominações só permitem participar da Santa Ceia do Senhor membros batizados. Entendem da seguinte forma; o batismo é um  símbolo do inicio da caminhada cristã, enquanto a ceia é um símbolo da permanência da fé cristã. Logo se o membro não sinalizou o inicio de sua caminhada com o batismo, também não pode sinalizar com a permanência através do ato da ceia.
55.  Somente aqueles que aceitam em seus corpos o sacrifício da cruz. 1ªCo.11.25,26.


Quem deve ministrar a santa ceia?
Com relação a ministração da ceia  do Senhor, a bíblia não aponta             diretamente a quem deva ser imputada a responsabilidade. Entendemos que os pastores e seus auxiliares diretos devam ser os oficiantes.  As  mulheres também podem participar como oficiantes, desde que, como os homens, sejam honestas , sabias, tementes a Deus e tenham sido designadas pelo seu pastor.
“A ceia própria” de cada um é posta em contraste com a ceia do Senhor, que exige celebração no amor e repele as divisões inspiradas pelo egoísmo, não por revelação direta, mas pela tradição derivada do Senhor.
Se aqueles que partilham a refeição eucarística não estão realmente unidos no amor, põe-se na categoria daqueles que mataram Jesus.
O critério do autoexame deve ser a qualidade de sua relação com os outros membros da comunidade cristã. Cf. 1ªCo .11.26.;Dt.19.10; Hb.6.4-6;10.29.
AMÉM.
Bibliografia.
Teologia Sistemática  Atual e Exaustiva. Wayne Grudem.
Bíblia Sagrada. ARC.
 Bíblia de Jerusalém. Ed. Paulus.
 Novo Dicionário  da Bíblia. Vol. II -  Junta Editorial Cristã.

Revista da Escola Bíblica Dominical . 3º Trimestre/2009. Ed. Cpad.  

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