terça-feira, 30 de abril de 2013


PANORÂMICA SOBRE O LIVRO DE CANTARES DE SALOMÃO.
                                                                                                                                                         1.
INTRODUÇÃO.

  Cantares de Salomão, também conhecido como Cânticos dos Cânticos, é um livro pouco mencionado entre os servos do Senhor, muitos dizem conter ali mensagem secular e imprópria, outros dizem haver no texto Sagrado palavras que não podem ser lidas no templo, ou nos cultos, muito menos na presença de crianças.
  Por isso desde longa data tratou-se de encontrar no livro um sentido de estrita natureza religiosa e oculto por debaixo daquilo que aparece a primeira vista.
  Em uma primeira análise podemos ver o relacionamento de Deus com Israel, em seguida a Igreja, que anela pelo seu noivo(Cristo Jesus), e por fim a mais perfeita união do Espirito com Deus.
  Este é sem dúvidas um belo livro, onde podemos observar de forma alegórica toda a devoção de um noivo por sua noiva, anelando pelo grande dia do enlace matrimonial. Os oito capítulos aqui dispostos nos dão uma grande lição, e nos mostram de forma clara e concisa o quanto devemos,enquanto noiva(Igreja) agradar e desejar estar junto com o noivo(Cristo Jesus).

ESTUDANDO O LIVRO.

Autor: Salomão.
Palavra Chave: Amor.
Tema : O amor Conjugal.
Propósito: Louvar ao Casamento e as alegrias do amor Conjugal.
A Mensagem do Livro. Comunhão de Cristo com seu povo, sua necessidade,condição e resultado.
Titulo do Livro. No Hebraico é "Shir Hashirim, que significa o mais excelente dos Cânticos. Na versão dos setenta"Asma Asmaton". Na Vulgata Latina. Canticum Canticorum. Em diversas versões, Cântico dos Cânticos, na versão portuguesa Cantares de Salomão.

O livro possui três interlocutores;

  1. A Noiva. ( Provavelmente Abisague de Suném, a mulher mais bela de todo o pais, que atende(Cuida) do Rei Davi em seus últimos dias(Cf. 1Rs. 1.1-14), e que certamente se tornou a esposa de Salomão(Cf. Rs. 2.17,22),  o casamento dela com outro ameaçaria o reinado de Salomão. A sunamita não se comparava a nenhuma outra mulher, ela era a única do seu tipo.
  2. O Rei. (Provavelmente Salomão) . (Cf. 3.6-9)
  3. Um Coro de mulheres do palácio, Chamadas Filhas de Jerusalém. A classificação das mulheres de Jerusalém resume-se em três grupos;
      A) Rainhas.
      B) Concubinas.
      C) Virgens.(Hb. alamoth, mulheres em idade de casamento).

PLANO DE FUNDO DA NARRATIVA.

A primeira vista, esse poema é um cântico de louvor ás alegrias da vida conjugal, sua essência acha-se nas expressões ternas dedicadas aos deleites intimos do amor nupcial, ainda que não fosse mais que isso, não deixaria de ser digno de ocupar um lugar nas Sagradas Escrituras,pois, o casamento foi ordenado por Deus. Gn. 2.21-23.
Os Judeus liam este livro por ocasião da páscoa, como uma alegoria que se referia ao êxodo, quando Deus tomou Israel por si mesmo como sua Noiva(IPed.2.9,10), o amor de Deus por Israel, portanto, seria exemplificado aqui no amor espontâneo  de um grande Rei (Cristo Jesus), por uma jovem de origem humilde(Igreja).
No Antigo Testamento Israel é descrito como a noiva de DEUS. Jr.3.1;Ez.16,23. Os cristãos consideravam um cântico sobre Cristo e a Igreja.

A ABORDAGEM ALEGORICA.

Alegoria. Obra artística ou literária que representa uma coisa para dar idéia a outra.

O Rei Salomão tinha um vinhedo na região montanhosa de Efraim, cerca de 80Km ao norte de Jerusalém. Cf. 8.11. Ele a entregou a uns guardas. Uma mãe dois filhos e duas filhas, a Sunamita é uma irmã menor, era mais bela, provavelmente seus meio irmãos lhe impunham duro trabalho(Israel no Cativeiro), na vinha(Egito).Êxodo. 3.7,8. Tinha pouco tempo para cuidar da aparência, Cf.1.6, podava videiras, 2.15, apascentava rebanho, 1.8, por isso apresentava a pele queimada de sol. 1.5.
Um estranho aparece na vinha (Sumo Pastor) e demonstra interesse por ela(Igreja) e lhe diz palavras de amor, Cf.1.8-10, prometeu ricos presentes no futuro, em contraste com suas roupas humildes de pastora, ela seria adornada com joias de ouro e prata. Cf. 1.11;Apoc.22.12-14.
Ela(Igreja) sonhava com ele a noite, 3.1, finalmente ele(Cristo Jesus) voltou com todo o esplendor real para fazer dela sua noiva.(A primeira vinda de Cristo, Ev. João.1.11-13).
Esta alegoria prefigura Cristo que veio primeiro como pastor e conquistou sua noiva(1ªVinda), mais tarde voltará como Rei, e então será consumado o casamento.(2ªVinda e arrebatamento da Igreja). Cf. Apoc. 21.1-8.

LIÇÕES NA VIDA.

A Posição do Noivo.
  1. O Noivo(Cristo) tem o nome adorado. 1.3.
  2. Simplicidade. 2.1.
  3. Amor puro entre o Senhor e sua Igreja, não pode haver espaço para outro nesse relacionamento.  Cf. 2.16.
  4. O Noivo(Cristo) vai em busca da noiva(Igreja). Cf. 5.3,4,6; Apoc. 3.20.

A Posição da Noiva.
  1. Adornada. 1.5.
  2. Nos braços do Noivo.(Cristo Jesus) 2.6.
  3. Pura e casta para encontrar-se com o seu noivo. Cf. 4.12,13,16;6.10.
  4. Desejar ardentemente um encontro com o noivo. Cf. 3.1,2

CONCLUSÃO.

O Livro de cantares nos deixa algumas questões, tais quais; 
  1. Como tem sido meu relacionamento com Cristo?
  2. Sou eu um Cristão autêntico, separado do mundo?
  3. Estou pronto para o dia do casamento(Arrebatamento da Igreja)?
  4. Minha vida enquanto igreja de Cristo tem sido de desejo pelo Noivo?
  5. Será que minha vida enquanto igreja de Cristo está adornada e pronta para o casamento?
São perguntas cruciais na vida daqueles que anseiam pelo retorno do Noivo(Cristo Jesus), devemos estar prontos todo o tempo, vivendo como se fosse o último fôlego devida, prontos a nos encontrar-mos com Cristo nas nuvens. Cf. Ec. 9.8; Ev.João. 14.18-20; Pv.4.4.
Este livro nos mostra de forma clara, qual o papel e padrão da noiva, e de igual forma nos revela os atributos do noivo, seu padrão de conduta, e seu papel na história da humanidade, nos mostra de forma objetiva o padrão do amor, amor este que levou o nosso Soberano Deus a dar o que havia de mais precioso em prol de nossas vidas, lembre-se, você não é só um convidado para a Grande Festa, você é a festa. Faça valer a pena. Ev.João.3.16-18.

Amém.

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