A SANTIFICAÇÃO.
Texto Base: Hebreus. 12.7-11.Ser santo nos dias de hoje é muito difícil, quando a humanidade está sendo levada impiedosamente para a prática do mal.
Mas se Deus requer de seus filhos que vivam em santidade, é porque isso é possível. Mesmo que para conseguir tal situação seja necessário que o crente abra mão de muita coisa que aprecie.
Santificação: Ato, estado e processo de tornar-se santo, é realizada na vida do salvo pela ação do Espirito Santo. IITs.2.13; IPed.1.2.
COMO ALCANÇAR A SANTIFICAÇÃO?
Entendemos que a santificação é um processo no qual o crente vai adquirindo ao longo da caminhada com Cristo Jesus. Cristo chamou ao seu ministério para serem apóstolos, homens, muitos deles rude, homens de temperamento forte, outros ligados as coisas terrenas. No entanto durante a caminhada com Cristo, esses homens foram aperfeiçoados no caráter, no trato e no conhecimento do Reino de Deus, foram esses homens que Cristo enviou para pregar o Evangelho pelo mundo. Lc.9.1-6; João.17.
Seguem-se alguns passos que os quais o verdadeiro crente precisa trilhar em busca da santificação.
Separação do mundo e seus ídolos. IICo. 6.17,18.Tg.1.26,27; 4.4; IJoão.2.15-17; IITm. 2.1-4. O homem que busca a santidade em Cristo Jesus não se embaraça com as coisas desse mundo, antes tem seu prazer na lei do Senhor.
Dedicação em fazer a vontade de Deus. IITm.2.9-13;4.7; Tito.3.1-5. O nosso servir ao Senhor precisa estar acima de qualquer coisa, não podemos levantar barreira no servir a Cristo, sabendo que o nosso galardão está reservado para o grande dia, façamos a obra enquanto é dia.
Purificação. Hb .9.13,14; Ef.5.26,27;IJoão.3.2,3. É o processo pelo qual o crente procura viver uma vida santa e digna na presença do Senhor, fugindo sempre da aparência do mal, não tendo prazer em assuntos que corrompem os bons costumes. Procurando correr a carreira que lhe está proposta por Cristo Jesus, a Vida Eterna.
Consagração. Rm12.1,2;IPed.1.16, Lv.11.44;Js.3.5. O ato de consagrar-se á Deus envolve bem mais que uma simples colaboração na obra do Reino, ou doações que você possa fazer para contribuir. Consagrar-se é você entregar sua vida totalmente ao Salvador, e a cada dia ter o desejo de ser igual a Ele, viver igual a Ele, Perdoar igual Ele perdoou. Não podemos esquecer, que a santificação, ou consagração só vem mediante a muitas horas de choro e suplicas aos pés do Senhor.
O CAMINHO PARA A SANTIFICAÇÃO.
Deus enviou Moisés e Arão até a presença de Faraó para que o rei liberta-se seu povo, mandou-lhes dizer que o povo deveria sair do Egito e caminhar um caminho de três dias para que ali no deserto lhe prestasse culto. Esse era para Israel um caminho para a Santificação, o qual foi escolhido por Deus. Podemos dizer, sem forçar o texto, que Saulo de Tarso encontrou Cristo no caminho de Damasco, e que aquele caminho lhe tornou um caminho de Santidade, pois, a partir dali morria Saulo o perseguidor e nascia Paulo o perseguido por a mor de Cristo. Êx.5.1-5; Atos.9.
Deus nos aponta o caminho, mas, exige de nós alguns requisitos ou observâncias. Vejamos:
Estudo Sistemático da Palavra de Deus. João.5.37-39;Is.8.19,20;34.16.
O estudo d a palavra de Deus nos aponta o verdadeiro caminho a ser seguido, aqueles que buscam na Lei do Senhor e meditam todos os dias, jamais serão enga nados, pois, esses conhecem o seu Pastor, e o segue.
Arrependimento. At.11.17,18;26.19,20;IIPed.3.8,9. Pesar sincero de algum ato ou omissão; contrição. Desistência da causa feita ou empreendida. Todos os que desejam alcançar a santificação e aproximar-se de Cristo, precisam primeiramente arrepender-se de seus pecados e humilhar-se aos pés da cruz.
Perdão.Cl.3.13; IJoão.2.12. Perdoais uns aos outros, assim como Cristo também nos perdoou, sabendo que o perdão faz um coração sadio, uma mente santificada, locais onde Deus pode operar na vida do crente . Perdoe, Cristo t também te perdoou mesmo com todos os seus defeitos, lembre-se disso.
Justificação. Rm. 5.1 ;Rm 2.13; Tt.3.7; Ef. 2.13-16. Não existe mais nenhuma acusação contra o regenerado que seja l evada em conta. Jesus levou na cruz todas as nossas ofensas, hoje somos livres.
A SANTIFICAÇÃO NA VIDA DO HOMEM.
A vontade de Deus é que seus filhos sejam santos. O homem é um ser tricôtomo(Constituído em três partes a saber; Espirito, alma e corpo), por esse motivo nada atua separado na vida desse individuo, tudo precisa ser santificado.
A santificação do espírito do homem. Sl.32.2; 51.10-12;II Co.7.1. É com o espirito que o homem toma consciência do bem e do mal, do que é certo e do que é errado. É com o espirito que nos ligamos a Deus.
A santificação da alma. Fp.2.2-5;4.7,8; IPed.1.22. A alma é a sede da vontade, dos sentimentos e das emoções. A alma está ligada ao sentimento humano, se nossos sentimentos forem puros, as nossas ações também serão puras.
A santificação do Corpo.ICo.3.12-20;Rm.12.1; 1Co.12.27. O corpo precisa ser puro, porque é o templo do Espirito Santo de Deus. O corpo atende ao comando do espirito e da alma. Sem a santificação completa do corpo, ninguém verá ao Senhor.
ANDANDO NO ESPIRITO.
Sem a ação do Espirito Santo de Deus ninguém alcançará a salvação. A santidade e a salvação não são definidas por lei, mas pela graça. (lembre-se, graça é favor imerecido, feito por nós na cruz do calvário). O processo de um viver puro, um compromisso sério e total do cristão com Deus, incluindo todo o seu ser; espirito, alma e corpo. “Andar no Espirito” indica que a maneira de viver, de agir, de praticar os hábitos diários deve m ser executados sob a influência do Espirito Santo. Rm.8.1,14-17.
Andar no Espirito significa que teremos:
Uma luta constante. Rm. 7.15-25; Ef. 6.12; Fp.1.27; I Ts. 2.2; Cl.2.1.
O bem e o mal estão sempre lutando, porque são reinos opostos. Um deles sairá vitorioso. Sabendo que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim, contra as potestades, devemos nos aproximarmos mais e mais de Cristo para sermos vitoriosos.
Que negarmos o mundo. I Ped.4.1-5, João.17.16; Gl.2.20.
O exercício da santidade exige a completa renúncia e o afastamento de toda a sorte de pecado.
É inconcebível que um cristão que se diga santo compartilhe simultaneamente com a desonestidade, mentiras , imoralidades, inimizades ou aceite ofertas mundanas e indecorosas. Quando o cristão, nega os seus desejos, a sua própria vontade, deixando a vontade Divina prevalecer, ele passa a viver diferente, somente na dependência do Eterno Salvador.
PRATICANDO A SANTIDADE.
Já vimos várias etapas da santidade na vida do homem de Deus, agora deveremos aprender a coloca-las em prática. Como deveremos fazer para praticar a santidade?
Mortificar a carne e seus desejos. Rm.8.13,14;Cl.3.5-10. Naturalmente sabe que elas existem, são manifestas em toda parte, e até desafiam o crente, porque elas provém de satanás. O crente alicerçado em Cristo Jesus vence a carne e se torna mais do que vencedor.
Produzir o fruto do Espirito. Gl.522; João.15.5; Fp.1.11. O fruto do Espirito está acima das qualidades morais.
O homem por si só produzirá somente obras da carne como fruto natural do esforço humano. O fruto nasce da atuação do principio Divino que opera na criatura.
O fruto do Espirito é, pois, a reprodução daquilo que o crente recebe do Senhor.
O fruto do Espirito tem como qualidade o amor, que é o fundamento da salvação.
Tudo mais se edifica, se desenvolve, toma força se for baseado no amor. Aquele amor que teve inicio no próprio Deus e que foi demonstrado por Jesus, deve ter lugar no coração do Crente.
Conclusão: Entende-se, portanto que a santificação vem depois que a pessoa crucifica sua carne, isto é, morre para o pecado e ressuscita com Cristo para viver em novidade de vida.
Pra uma nova criatura é possível sim, viver em santidade.
Negar-se a si mesmo não é fácil.
Isso só acontecerá com a intervenção do Espirito Santo de Deus.
Atividade para fixação.
1. O que você entende por Santidade?
2.O que devo fazer para andar no Espirito?
3. O que o homem precisa fazer para aproximar-se de Deus?
4. Em uma folha em branco trace uma linha vertical no centro da folha, do lado direito escreva “ Homem novo” e a esquerda “ Homem velho”. Faça uma relação nas respectivas colunas daquilo que você deixou para trás e daquilo que está praticando atualmente. Abaixo coloque uma observação sobre suas dificuldades e apresente-as á Deus.
Que o Deus Pai nos capacite a cada dia, e nos dê força e entendimento para buscarmos alimento em suas Palavras.
Bibliografia.
Bíblia de Estudo Almeida. ARA.
Bíblia Apologética de Estudo. ARC.
Pequena Enciclopédia Bíblica. O.S.Boyer- 8ªEd.
Revista Escola Bíblica Dominical. Ed. Central Gospel.
Charlessilva73@yahoo.com.br
Blog: Charlesgoudard.blogspot.com
Mestre em Teologia Bíblica. – Fest Filemon. Faculdade Superior de Teologia.
Bacharel em Teologia. – Faceten – Faculdade de ciência e Tecnologia do Norte do Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário