quinta-feira, 22 de agosto de 2013

A SANTIFICAÇÃO.
Texto Base: Hebreus. 12.7-11.
  Ser santo nos dias de hoje é muito difícil, quando a humanidade está sendo levada impiedosamente para a prática do mal.
  Mas se Deus requer de seus filhos que vivam em santidade, é porque isso é possível. Mesmo que para conseguir tal situação seja necessário que o crente abra mão de muita coisa que aprecie.

 Santificação: Ato, estado  e processo de tornar-se santo, é realizada na vida do salvo pela ação do Espirito Santo. IITs.2.13; IPed.1.2.


COMO ALCANÇAR A SANTIFICAÇÃO?

 Entendemos que a santificação é um processo no qual o crente  vai adquirindo ao longo da caminhada com Cristo Jesus. Cristo chamou ao seu ministério para serem apóstolos,  homens, muitos deles rude, homens de temperamento forte, outros ligados as coisas terrenas. No entanto durante a caminhada com Cristo, esses homens foram aperfeiçoados no caráter, no trato e no conhecimento do Reino de Deus, foram esses homens que Cristo enviou para pregar o Evangelho pelo mundo. Lc.9.1-6; João.17.
 
Seguem-se alguns passos que os quais o verdadeiro crente precisa trilhar em busca da santificação.

Separação do mundo e seus ídolos. IICo. 6.17,18.Tg.1.26,27; 4.4; IJoão.2.15-17;  IITm. 2.1-4. O homem que busca a santidade em Cristo Jesus não se embaraça com as coisas desse mundo, antes tem seu prazer na lei do Senhor.
Dedicação em fazer a vontade de Deus. IITm.2.9-13;4.7; Tito.3.1-5. O nosso servir ao Senhor precisa estar acima de qualquer coisa, não podemos levantar barreira no servir a Cristo, sabendo que o nosso galardão está reservado para o grande dia, façamos a obra enquanto é dia.
Purificação. Hb .9.13,14; Ef.5.26,27;IJoão.3.2,3. É o processo pelo qual o crente procura viver uma vida santa e digna na presença do Senhor, fugindo sempre da aparência do mal, não tendo prazer em assuntos que corrompem os bons costumes. Procurando correr a carreira que lhe está proposta por Cristo Jesus, a Vida Eterna.
Consagração. Rm12.1,2;IPed.1.16, Lv.11.44;Js.3.5. O ato de consagrar-se á Deus envolve bem mais que uma simples colaboração na obra do Reino, ou doações que você possa fazer para contribuir. Consagrar-se é você entregar sua vida totalmente ao Salvador, e a cada dia ter o desejo de ser igual a Ele, viver igual a Ele, Perdoar igual Ele perdoou. Não podemos esquecer, que a santificação, ou consagração só vem mediante a muitas horas de choro e suplicas aos pés do Senhor.



O CAMINHO PARA A SANTIFICAÇÃO.

  Deus enviou Moisés e Arão até a presença de Faraó para que o rei liberta-se seu povo, mandou-lhes dizer que o povo deveria sair do Egito e caminhar um caminho de três dias para que ali no deserto lhe prestasse culto. Esse era para Israel um caminho para a Santificação, o qual foi escolhido por Deus. Podemos dizer, sem forçar o texto, que Saulo de Tarso encontrou Cristo no caminho de Damasco, e que aquele caminho lhe tornou um caminho de Santidade, pois, a partir dali morria Saulo o perseguidor e nascia Paulo o perseguido por a mor de Cristo. Êx.5.1-5; Atos.9.
 Deus nos aponta o caminho, mas, exige de nós alguns requisitos ou observâncias. Vejamos:

Estudo Sistemático da Palavra de Deus. João.5.37-39;Is.8.19,20;34.16.
O estudo d a palavra de Deus nos aponta o verdadeiro caminho a ser seguido, aqueles que buscam na Lei do Senhor  e meditam todos os dias, jamais serão    enga nados, pois, esses conhecem o seu Pastor, e o segue.
Arrependimento. At.11.17,18;26.19,20;IIPed.3.8,9.  Pesar sincero de algum ato ou omissão; contrição. Desistência da causa feita ou empreendida. Todos os que desejam alcançar a santificação e aproximar-se de Cristo, precisam primeiramente arrepender-se de seus pecados e humilhar-se aos pés da cruz.
Perdão.Cl.3.13;   IJoão.2.12. Perdoais uns aos outros, assim como Cristo também nos perdoou, sabendo que o perdão faz um coração sadio, uma mente santificada, locais onde Deus pode operar na vida do crente  . Perdoe, Cristo t  também te perdoou mesmo com todos os seus defeitos, lembre-se disso.
Justificação. Rm. 5.1 ;Rm 2.13; Tt.3.7; Ef. 2.13-16. Não existe mais nenhuma acusação contra o regenerado que seja l evada em conta. Jesus levou na cruz todas as nossas ofensas, hoje somos livres.




A SANTIFICAÇÃO NA VIDA DO HOMEM.

  A vontade de Deus é que seus filhos sejam santos. O homem é um ser tricôtomo(Constituído em três partes a saber; Espirito, alma e corpo), por esse motivo nada atua separado na vida desse individuo, tudo precisa ser santificado.

A santificação do espírito do homem. Sl.32.2; 51.10-12;II Co.7.1. É com o espirito que o homem toma consciência do bem e do mal, do que é certo e do que é errado. É com o espirito que nos ligamos a Deus.
A santificação da alma. Fp.2.2-5;4.7,8; IPed.1.22.  A alma é a sede da vontade, dos sentimentos e das emoções. A alma está ligada ao sentimento humano, se nossos sentimentos forem puros, as nossas ações também serão puras.
A santificação do Corpo.ICo.3.12-20;Rm.12.1; 1Co.12.27. O corpo precisa ser puro, porque é o templo  do Espirito Santo de Deus. O corpo atende ao comando do espirito e da alma. Sem a santificação completa do corpo, ninguém verá ao Senhor.
ANDANDO NO ESPIRITO.

Sem a ação do Espirito Santo de Deus ninguém alcançará a salvação. A santidade e a salvação não são definidas por lei, mas pela graça. (lembre-se, graça é favor imerecido, feito por nós na cruz do calvário). O processo de um viver puro, um compromisso sério e total do cristão com Deus, incluindo todo o seu ser; espirito, alma e corpo. “Andar no Espirito” indica que a maneira de viver, de agir, de praticar os hábitos diários deve m ser executados sob a influência do Espirito Santo. Rm.8.1,14-17.  
Andar no Espirito significa que teremos:

Uma luta constante. Rm. 7.15-25; Ef. 6.12; Fp.1.27; I Ts. 2.2; Cl.2.1.
    O bem e o mal estão sempre lutando, porque são reinos opostos. Um deles sairá vitorioso. Sabendo que a nossa luta não é contra a carne e o sangue, mas sim, contra as potestades, devemos nos aproximarmos mais e mais de Cristo para sermos vitoriosos.
Que negarmos o mundo. I Ped.4.1-5, João.17.16; Gl.2.20.
     O exercício da santidade exige a completa renúncia e o afastamento de toda a sorte de pecado.
É inconcebível que um cristão que se diga santo compartilhe simultaneamente com a desonestidade, mentiras , imoralidades, inimizades ou aceite ofertas mundanas e indecorosas. Quando o cristão,  nega os seus desejos, a sua própria vontade, deixando a vontade Divina prevalecer, ele passa a viver diferente, somente na dependência do Eterno Salvador.

PRATICANDO A SANTIDADE.

 Já vimos várias etapas da santidade na vida do homem de Deus, agora deveremos aprender a coloca-las em prática.  Como deveremos fazer para praticar a santidade?

Mortificar a carne e seus desejos. Rm.8.13,14;Cl.3.5-10. Naturalmente sabe que elas existem, são manifestas em toda parte, e até desafiam o crente, porque elas provém de satanás. O crente alicerçado em Cristo Jesus vence a carne e se torna mais do que vencedor.
Produzir o fruto do Espirito. Gl.522; João.15.5; Fp.1.11.  O fruto do Espirito está acima das qualidades morais.
 O homem por si só produzirá somente obras da carne como fruto natural do esforço humano. O fruto nasce da atuação do principio Divino que opera na criatura.
O fruto do Espirito é, pois, a reprodução daquilo que o crente recebe do Senhor.
O fruto do Espirito tem como qualidade o amor, que é o fundamento da salvação.
Tudo mais se edifica, se desenvolve, toma força se for baseado no amor. Aquele amor que teve inicio no próprio Deus e que foi demonstrado por Jesus, deve ter lugar no coração do Crente.


Conclusão: Entende-se, portanto que a santificação vem depois que a pessoa crucifica sua carne, isto é, morre para o pecado e ressuscita com Cristo  para viver em novidade de vida.
Pra uma nova criatura é possível sim, viver em santidade.
Negar-se a si mesmo  não é fácil.
Isso só acontecerá com a intervenção do Espirito Santo de Deus.



Atividade para fixação.

1. O que você entende por Santidade?


2.O que devo fazer para andar no Espirito?


3. O que o homem precisa fazer para aproximar-se de Deus?


4. Em uma folha em branco trace uma linha vertical no centro da folha, do lado direito escreva “ Homem novo” e a esquerda “ Homem velho”. Faça uma relação nas respectivas colunas daquilo que você deixou para trás e daquilo que está praticando atualmente. Abaixo coloque uma observação sobre suas dificuldades e apresente-as á Deus.

Que o Deus Pai nos capacite a cada dia, e nos dê força e entendimento para buscarmos alimento em suas Palavras.


Bibliografia.
 Bíblia de Estudo Almeida. ARA.
Bíblia Apologética de Estudo. ARC.
Pequena Enciclopédia Bíblica. O.S.Boyer- 8ªEd.
Revista Escola Bíblica Dominical. Ed. Central Gospel.

Charlessilva73@yahoo.com.br

 Blog: Charlesgoudard.blogspot.com
 Mestre em Teologia Bíblica. – Fest Filemon. Faculdade Superior de Teologia.
Bacharel em Teologia. – Faceten – Faculdade de ciência e Tecnologia do Norte do Pais.
 









                                                                             
                                                




























terça-feira, 6 de agosto de 2013

A IGREJA VERDADEIRA  X  A  IGREJA APÓSTATA .
TEXTOS BASE:  I TIMÓTEO 4.1-5; II TIMÓTEO . 3.1-7.
 Cabe-nos uma reflexão sobre o caminho o qual a igreja do nosso Senhor Jesus Cristo tem trilhado sobre a face da terra. A Igreja foi estabelecida no  mundo para fazer a diferença e apontar o caminho da salvação ao pecador, porém vemos hoje uma igreja em completa crise de identidade, misturada com o mundo em sua totalidade, corrompida, indiferente, ou seja, já não faz diferença alguma na vida do pecador. Vamos analisar o porquê do desvio da igreja do seu objetivo de anunciar o Reino de Deus aos homens, quais as características da igreja que vence o pecado.
ETMOLOGIA.
IGREJA.
[ Do hb. qahal, assembleia do povo de Deus; do grego.ekklesia, assembleia pública] Organismo místico composto por todos os que aceitam o sacrifício vicário de Cristo, e têm a Palavra de Deus como sus única regra de fé e conduta.(Ef.5.30-33)
No Novo Testamento, o mesmo termo aplica-se também ao ajuntamento dos fiéis, num determinado lugar, para adorar a Deus, fortalecer a comunhão fraternal e desenvolver o serviço Cristão (Fm.2).
TIPOS DE IGREJA.
1. IGREJA INSTITUCIONAL. [Do lat.institutionem] Desta forma é descrita a igreja representada diante da sociedade politica e juridicamente organizada. É a igreja formal e visível.
2.IGREJA INVISÍVEL. [Do lat.invisibilis, que não pode ser visto] Corpo místico de Cristo formado por todos os que, verdadeiramente, o têm recebido como Senhor e Salvador. É invisível, pois somente o Senhor Jesus pode distinguir os verdadeiros dos falsos Crentes. Quando do arrebatamento, porém a igreja invisível há de se manifestar gloriosamente. (1ª João. 3.1-4). Ao contrário da igreja visível, ela não possui um lugar próprio para se reunir, ela mesma é o templo do Espirito Santo.
3.IGREJAS LIVRES.  Dessa forma são denominadas as igrejas protestantes que, localizadas em países onde há fortes vínculos entre a igreja e o estado, declaram-se independentes em relação ao poder oficial. Nos países isentos de tais vínculos, autodenominam-se livres no que tange as tradições eclesiásticas seguidas pelas demais igrejas independentes, ainda que adote, ou venha a adotar algumas dessas tradições, via de regra, são ortodoxas e bíblicas.
4.IGREJA LOCAL. [ Do lat. Locale] Comunidade de fiéis que se reúne num determinado lugar para adorar a Cristo, manter a comunhão uns com os outros, observar as ordenanças e cumprir os reclamos da  grande comissão.
5.IGREJA UNIVERSAL.[ Do lat universale, relativo a toda a terra] referência a composição da igreja invisível que, transcendendo as fronteiras nacionais e culturais, é formada por todos os que receberam a Jesus como o único Salvador e Senhor, procedentes de todas as nações, tribos e línguas.

A IGREJA DOS APÓSTOLOS.
A igreja do Senhor é estabelecida  na terra, após sua ascensão aos céu e a descida do Espirito Santo. (Atos.  Cap.1;2). A Igreja nasceu com a missão de dar testemunho a respeito da ressurreição do Mestre, e anunciar o Reino aos pecadores (Atos.1.8). Os apóstolos tinham todas as coisas em comum, eram pessoas voltadas á oração, não havia no seio da igreja necessitado algum, porque o Senhor supria todas as necessidades. Era uma igreja poderosa, aonde chegava, Deus operava milagres tremendos. Durante a exposição da Santa Palavra de Deus pelo apóstolo Pedro, 3.000 almas renderam-se ao Senhor, até a sombra dos apóstolos curava, Glórias á Deus. No inicio de sua manifestação, a igreja manteve-se pura e imaculada, não permitindo que as doutrinas diabólicas penetrassem seus alicerces, uma igreja firmada na fé e comunhão entre os irmãos, a igreja procurou praticar aquilo que o mestre determinará (Mc.16.15,16). O Cristianismo nascido na Judéia, muito breve chegou a Roma, a metrópole do mundo. É desconhecido o período exato de sua chegada ali, mas é provável que tivesse sido levado por alguns daqueles 3.000 Cristãos. (Atos.2.41) fruto do ser mão de Pedro no dia de Pentecoste. Com certeza, havia entre os seus ouvintes, Romanos, “tanto Judeus como prosélitos”  isto é, judeus naturais de Roma e prosélitos do Judaísmo de entre os Romanos.
O Cristianismo tinha se estabelecido em Roma durante o governo de Cláudio, vinte e cinco anos depois da morte de Cristo. Durante o governo de Claudio tem inicio uma grande perseguição aos Cristãos, tidos como uma seita maldita precisavam ser eliminados.  A tempestade de perseguição aos Cristãos, tão repetidamente predita pelo seu Senhor e Mestre, estava prestes a começar.  A partir deste ponto da história tem-se inicio o que podemos chamar de o “Circo dos horrores” O primeiro caso bem fundamentado de perseguição ocorreu sob o reinado do imperador Nero, cerca de 64 e.C. Vendo que a Palavra de Deus avançava, e que o povo ouvia, e muitos convertiam-se, Nero sentindo-se pressionado arquitetou o incêndio a cidade de Roma, lançando sobre os Cristãos a culpa, dessa forma sórdida pode colocar o seu plano maquiavélico em prática,  que era exterminar os Cristãos. O Incêndio a Roma durou quase oito dias, destruindo quase que totalmente a cidade.  Muitos  foram os que morreram ante a terrível  perseguição imposta por Nero, executavam-nos de maneira a expô-los ao escárnio e ao desprezo. Alguns eram cobertos de peles de animais selvagens para serem dilacerados; enquanto outros, untados de matéria combustível, eram colocados a noite como lampiões e assim morriam queimados. Para esses espetáculos, Nero cedia seus jardins e ao mesmo tempo promovia ali diversões circenses. Esses homens padecendo de morte tão cruel, entregavam suas vidas a Cristo, louvando e agradecendo. “Durante ao morticínio em seu jardim, Nero observou um homem que mesmo envolto em chamas louvava ao seu Senhor e Salvador, sem entender o momento o imperador diz; ”Mesmo morrendo  ele não para de cantar” até na morte o crente fiel da testemunho do Reino de Deus.  Fica o legado para nós igreja do Sec. XXI, igreja perseguida, igreja vitoriosa em Cristo Jesus. Hb.11.36-40.

CARACTERÍSTICAS DA IGREJA APÓSTOLICA.
1.VIVIA EM ORAÇÃO PERSEVERANTE. ATOS. 2.46,47; 4.30,31;14.22,23;16.5.  A igreja estava voltada para o seu Senhor. Era uma igreja que tinha como base de sustentação o poder da oração.
2. TINHA UM GRANDE PODER PARA CURAR. ATOS 3.1-8. Aonde a igreja chegava, Deus operava milagres, o mesmo Deus acrescentava as vidas a serem salvas ao rebanho. O coxo andava, o cego enxergava, a igreja seguia testemunhando através dos sinais.
3. TINHA PALAVRA DE VIDA ETERNA.  ATOS. 2. 37-41. A Igreja anunciava o Reino Celestial, e fazia com que o pecador refletisse e entendesse  o quanto precisava deixar Deus agir em sua vida. Esse é o genuíno evangelho, o que for diferente disso, seja anátema.
4. HAVIA UNIDADE ENTRE OS IRMÃOS. ATOS  4.32-35.  O salmista ao escrever o Salmo 133, ressalta a importância da comunhão entre os irmãos. Ele fala do óleo sobre a cabeça, com o significado de termos uma mente ungida e igual a de Cristo, com pens amentos purificados e amorosos. Ao descer sobre os vestidos, temos a indicação de pureza em nossas vestes. O orvalho sobre o monte de Sião, nos remete a água da vida que da vida ao sedento(Na base desse monte existem plantas que precisam de água, porém não há como irriga-las,no verão o sol faz a neve do pico do monte derreter e dessa forma as aguas descem e irrigam as planta, tornando-as belas e fortes. Glórias a Deus.
5. NÃO NEGOU O NOME DE CRISTO. ATOS. 4.16-20;5.29. Mesmo diante das ameaças de perderem a própria vida, os servos do Senhor não negaram   o nome do Deus vivo. A verdadeira igreja de Cristo, é aquela que não nega o seu nome, mesmo diante das maiores dificuldades, ela permanece firme e guardada pelo Salvador. Sabendo que as portas do inferno jamais prevalecerão sobre ela.(Mt.16.18).
6. ERA UMA IGREJA ATRAVÉS DA QUAL DEUS OPERAVA COM SINAIS ATOS. 5.1-16; 5.42.
7. ERA UMA IGREJA MISSIONÁRIA. ATOS. 13.1-4. A verdadeira igreja envia discípulos pelo mundo para anunciar o reino cumprindo dessa forma o chamado d a grande comissão. A igreja que não prega, não  envia, é uma igreja morta, e não terá parte no arrebatamento. Ez. 3.17-21.

A IGREJA NOS DIAS ATUAIS.
 Ao contrario do que vimos sobre a igreja apostólica, temos nos dias atuais uma igreja completamente secular, corrompida e mundana. Convivemos com igrejas que são verdadeiros palácios, tudo  em nome da ostentação, o nome de Deus já não é mais anunciado, os homens assumiram a posição como o ser merecedor da adoração. Os púlpitos viraram lugares de onde são lançados ardis para corromper o povo que segue cego e fácil de ser guiado. A maldita teoria da prosperidade(prefiro chamar assim) está corroendo as bases do verdadeiro Cristianismo e levando centenas de milhares para o inferno todos os dias. Igrejas onde seus lideres são verdadeiros lobos desviando as ovelhas do redil para depois ataca-las de forma sorrateira.  Enriquecimento ilícito, prisões de lideres, sonegação de impostos, evasão de divisas, todas essas acusações pesão sobre a igreja do Senhor sobre a face da terra neste Sec.XXI. Hoje  não é possível mais vermos o cego enxergar, o cocho andar, o pecador render-se aos pés da cruz, tudo porque a igreja esta vazia da presença do Soberano Senhor. Quem quiser milagre hoje em dia tem que pagar por ele, os tele pregadores tem invadido as casas propagando verdadeiras doutrinas de demônios, muitos deixam de ir a suas igrejas para ficarem em casa ouvindo mensagem pela TV. Qual foi a última vez em que você esteve em um culto no qual a presença de Deus manifestou-se de forma tremenda? Qual foi o último enfermo que você viu ser curado? Qual o último irmão que você viu ser batizado no Espirito Santo? Qual foi a última vez e m que você viu a igreja na praça pregando o Evangelho? Provavelmente para nós crentes do Sec. XXI fica difícil responder essas perguntas, pois não conhecemos a verdadeira igreja de Cristo, vivemos o período da secularização da Igreja do Senhor. A igreja nasceu com a missão de transformar o mundo(Rm.12.2) através da palavra, porém o mundo tem transformado a igreja, e moldando-a á sua forma. É muito fácil ouvirmos nos cultos musicas mundanas onde troca-se a letra e deixa-se a melodia secular, ninguém fala nada , ainda dizem que é para Deus. Profanos!!!!!!!!! Os membros  vestem-se da mesma forma a qual vestem-se os filhos das trevas, já não há diferença entre um e outro. Como pode um igreja com esse perfil conduzir alguém a Cristo?

  CARACTERÍSTICAS DA IGREJA DO SÉCULOXXI.
Nota. Ao analisar a caminhada da igreja do século XXI sobre a face da terra não pretendo nivelar todas as igrejas por igual, sei que existem muitas igrejas bem lideradas e cheias da Graça de Deus. Meu objetivo e alertar o povo de Deus sobre o caminho o qual a igreja como um todo tem seguido, sendo seduzida e arrastada pelas hostes desse mundo vil, deixando de fazer a diferença.
 A. UMA IGREJA FRIA ESPIRITUALMENTE. APOC. 3.1-3. Tem placa de igreja, reunião parecida com culto, tem bíblias, fala-se o nome do Senhor, porém morta, tem suas obras rejeitadas pelo Deus vivo. Apostatou-se da Fé, seguiu a doutrina de balaão no seu ambicioso desejo de  poder. Não brilha mais.
B. UMA IGREJA QUE PERDEU O DESEJO DE ORAR. IITM. 4.3,4. A igreja do presente século não sabe mais orar, acostumou-se a viver de forma dissoluta, quando procura a Deus, é para ter algum desejo realizado, usando o Senhor como serviçal, é isso que tem sido propagado pelos tele pregadores.
C.  UMA IGREJA DIVIDIDA ENTRE FAZER A VONTADE DE DEUS E NÃO DESAGRADAR AO MUNDO. Vivendo escondida sob o nome de Cristo, porém adorando as coisas do mundo e tendo prazer em pratica-las. Há nas reuniões dessas igrejas ritos profanos, distorções da Palavra de Deus, crendices e curandeirismos, tudo em nome de Cristo. Igreja reprovada.
D. UMA IGREJA DESUNIDA. Como corpo místico de Cristo(Igreja) não vivemos em união. Apesar de professarmos a mesma fé, contudo somos separados por ideologias. Cada um crê de uma forma diferente, serve a Deus como acha que deve ser, buscam  por Deus em c aminhos diferentes. É uma igreja fadada ao insucesso, improdutiva, maculada. Não serve como igreja de Cristo.
E.  IGREJA TOLERANTE COM O PECADO. APOC.2.1,4-20.  Nessa igreja não se prega mais contra o pecado, pois o que conta é uma igreja cheia, falar do pecado esvazia igreja, e isso não é bom sinal. Essa é a igreja na qual o pecado  foi introduzido em seu interior de forma tão tremenda que fica impossível fazer a separação. São obreiros sem consagração na vida , louvores(Música) mundanos(Leia a nossa matéria sobre o louvor – Louvor Profano), não existe nenhuma reverência ao apresentar a Deus um culto agradável. As vestimentas são iguais as do mundo, os homens com suas calças apertadas, camisetas marcando o tórax para mostrar que é praticante de musculação, alguns chegam ao ponto de não utilizarem cintos e deixarem suas cuecas a mostra pra quem quiser ver, cortes de cabelo extravagantes, ou seja de nada lembra um servo de Deus.(Não estou fazendo aqui um tratado sobre usos e costumes, pois, o momento não é pertinente, apenas estou apontando a qualidade dos adoradores da atualidade). Os lideres estão vendo tudo isso e não têm coragem de orientar. O que dizer das mulheres com suas saias coladas ao corpo, onde é possível perceber até as imperfeições da pele, blusas super apertadas delineando os seios, pinturas extravagantes, um verdadeiro desfile de modas. Onde estão os lideres que estão vendo essas coisas e não têm coragem de exortar?  Lideres vivendo uma vida de adultérios , envolvidos e m escândalos financeiros, péssimos chefes de família espancadores dado a bebidas, mentirosos, etc. Este é o retrato de uma igreja tolerante com o pecado.
 F. IGREJA QUE ESQUECEU-SE DO PRIMEIRO AMOR. APOC. 2.4. Essa  igreja esqueceu-se da doutrina , perdeu o prazer em anunciar a Cristo como Salvador, não tem mais condições de conduzir ninguém aos ceús.
G. UMA IGREJA QUE NEGA O NOME DO SENHOR. Essa igreja envergonha-se de anunciar o nome de Cristo, vive as expensas de homens vulgares e soberbos. Homens estes que tem como único objetivo, elevar seus nomes  e tronar-se ricos.  Gên.11.1-4.
 H. UMA IGREJA ONDE NÃO HÁ SINAIS DA PRESENÇA DE DEUS.  De tanto ser ignorado Deus não mais manifesta seus sinais nessas igrejas. Vendo que nada acontece, o homem arranja os milagres através do dinheiro, essa igreja tem como ponto forte a falsificação da cura Divina. Cult o nessa igreja é um verdadeiro show de circo, onde quem quer ser curado precisa pagar, é o ensino do dá seu tudo, cuidado para não ficar sem nada.
I.UMA IGREJA QUE NÃO FAZ MISSÕES. A igreja atual não tem seu foco voltado ao campo missionário, hoje visa o crescimento físico e  financeiro. O dinheiro que poderia ser investido no campo missionário é destinado a pagar fortunas por horários em canais de televisão, onde cada um faz o que quer, são verdadeiros circos em nome de  Cristo. Preferem enriquecer os donos das emissoras explorando a fé do povo do que investir no Reino.
J. UMA IGREJA QUE NÃO ANUNCIA A VOLTA DE CRISTO. Essa igreja não anuncia mais a volta de Cristo por estar comprometida com o pecado e longe da comunhão com o seu Senhor. Esqueceu-se do dia do casamento, não anela mais pelo seu noivo conformou-se com a vida de adultérios e prostituições, preferiu abraçar o mundo e viver de forma dissoluta.
CONCLUSÃO:  "Todos os historiadores concordam que o aparecimento do Cristianismo marca o início duma nova era, de progresso material e de perfeição moral. A civilização antiga, que aqui e ali atingira extraordinário brilho, estava por toda parte manchada de sangue pela crueldade e pela tirania. As lágrimas dos escravos e a miséria dos oprimidos misturavam-se ao fausto e á grandeza dos opulentos, sempre insensíveis ás dores dos seus semelhantes. A Palavra de Cristo bastou para transformar a sociedade antiga e queimar a grangrena do vício que a corroía. O Evangelho foi, incontestavelmente, a mais poderosa alavanca da civilização e do progresso "Extraido do livro, As catacumbas de Roma.
BIBLIOGRAFIA.
Bíblia Sagrada. ARC.
Dicionário Teologico. Nova Edição Revista e Ampliada.Corrêa de Andrade,Claudionor.
As Catacumbas de Roma.Scott, Benjamim. 1982.