Panorâmica sobre o livro dos Salmos.
Introdução:
Os Salmos são a expressão da alma
Hebraica em devoção ao seu Deus. O livro de Salmos compilado por ocasião do
regresso do exílio Babilônico com base em antigas coleções, inclui salmos que
datam de um período que abarca mais de 6
séculos , desde o início de Israel até a era Pós-exílica , além disso foi o
hinário que os Judeus utilizaram durante a reconstrução do templo de Jerusalém,
conhecido como segundo templo, depois do exílio na babilônia. O livro retrata o sentimento
religioso do povo, mas muitas vezes possui o caráter profético, quando Deus
passa a falar em 1ª pessoa pela boca do salmista.
Os Nomes.
·
Em
Hebraico é conhecido como tehilim, plural de tehila, que significa
cântico de louvor.
·
Em
Português é conhecido como Salmos, deriva da Vulgata, onde recebeu o
nome de Liber Psalmorum, ou Livro dos Salmos.
·
Em
Latim é conhecido como Psalmoi ou cânticos para instrumentos de
corda, apesar de apenas alguns deles se identificarem no texto Hebraico como
cântico para instrumento de cordas(Em Hebraico, Mizmor).
·
Em
Grego é conhecido como psalterion, que significa saltério que é o nome do instrumento de corda que se usava
na antiga Grécia para acompanhar os cânticos, chamado Lira.
A Formação do Saltério.
Tem sido costume descrever o Livro dos
Salmos como “O Hinário do Segundo
Templo”, e assim indubitavelmente era, o titulo é ilusório, todavia, caso o
interpretemos como titulo, que significa que todos os Salmos foram escritos nos
períodos Exílicos ou pós- Exílicos. É importante observar que esse tipo de
literatura não apenas está confinado ao
Saltério no Antigo Testamento, mas também encontra-se em muitos diferentes
períodos da história dos Hebreus, tão cedo quanto o período do Êxodo, e um
outro exemplo nos vem do tempo subsequente a invasão de Canaã sob Josué, ou
imediatamente depois disso. A literatura Profética Pré- Exílica igualmente
contém exemplos de composição em forma de Salmos. O Saltério não foi um fenômeno literário
isolado, efetivamente o mesmo tipo de poesia é encontrada entre os babilônios e
os cidadãos de Ugarite, conforme testificam os tabletes de Ram Shamra. O
Saltério do Antigo Testamento é uma coleção de poemas que são típicos de certa
forma literária que os Hebreus em comum com outras culturas usavam, pelo menos
desde o Êxodo até o fim do período pós- exílico ou do segundo templo. E,
naturalmente, se levarmos em conta os não- Canônicos, torna-se claro que essa
forma literária persistiu entre os Judeus até bem dentro da era Cristã. A forma
canônica do Saltério não se impôs definitivamente, senão bem tarde, e teve
concorrentes. O Saltério Grego conta 151 Salmos e a antiga versão
Siríaca(Aramaica),155 Salmos. As descobertas do mar morto restituíram o
original Hebraico do Salmo 151 Grego, que de fato é a combinação de dois Salmos
e os dois últimos Salmos Siríacos(Aramaico); deram também a conhecer três novas composições poéticas, inseridas em
manuscritos do Saltério,onde,além disso, os Salmos nem sempre se seguem na
ordem Canônica. Por conseguinte, o Saltério permaneceu uma coleção aberta até o
começo de nossa era, pelo menos em certos ambientes.
A autoria dos Salmos.
·
Davi.
Escreveu 73 –(3-9;11-32;34-41;51-65;68-70;86;103;108-110;124;131;133;138-145)
·
Asafe.* Escreveu
12 – ( 50,73-83).
·
Filhos de Coré.* Escreveram 12.
(42-49,84,85,87,88).
·
Salomão. Escreveu 2.
(72,127).
·
Moisés. Escreveu
1. (90).
·
Etã* Escreveu 1 (89).
Estrutura e Numeração do Salmos.
O livro dos Salmos está dividido em
cinco livros.
1. Livro I: 1– 41. Exaltação
da Palavra de Deus.
·
A maioria de autoria do
Rei Davi.
·
Nome Divino predominante: Jeová.
·
Temas Frequentes: O ser humano e a criação.
·
Semelhança com o
Pentateuco: O livro da Gênesis .
2. Livro II: 42-72. A opressão dos piedosos remanescentes Hebreus,
termina com o grande Saltério do Reino.
·
A maioria de Davi e dos filhos de Coré.
·
Nome Divino predominante: EL/ELOHIM.
·
Temas Frequentes: Livramento e redenção.
·
Semelhanças com o Pentateuco: O Livro do Êxodo.
3. Livro
III . 73-89. Aborda a
santidade do Santuário do Senhor.
·
Autoria: Asafe (Líder do coro de Davi e compositor.
1ºCr.6.39;2ºCr.29.30)
·
Nome Divino predominante. EL/ELOHIM
·
Temas Frequentes. Adoração e o Santuário.
·
Semelhanças com o Pentateuco. O Livro de Levíticos.
4. Livro IV. 90-106. Contém numerosos Salmos que descrevem o
período em que as peripécias do povo de
Deus no deserto chega m ao final com a Gloria para Israel e as nações.
·
Autoria: Maioria Anônimo.
·
Nome Divino Frequentes.
Jeová – O Senhor.
·
Temas Frequentes. O deserto e os caminhos de Deus.
·
Semelhanças com o Pentateuco. O Livro de Números.
5.
Livro V. 107-150. Expõe as
relações Divinas com Israel, que resulta na libertação tanto do povo, quanto de
toda a criação. Termina com um coro de Aleluias pela redenção.
·
Autor. Maioria de Davi e Anônimos.
·
Nome Divino Predominante. Jeová”Senhor”
·
Temas Frequentes. A Palavra de Deus e o seu Louvor.
·
Semelhanças com o Pentateuco. Livro de Deuteronomio.
Valor Espiritual dos Salmos.
Não é preciso
Alongar-nos tão evidente é a riqueza espiritual dos Salmos. Eles foram as
preces do Antigo Testamento, quando o próprio Deus inspirou os sentimentos que
seus filhos devem ter a seu respeito e as palavras de que devem servir-se ao se
dirigirem a ELE. Foram recitados por Jesus e por Maria, pelos Apóstolos e pelos
primeiros mártires. A Igreja Cristã fez deles, sem alteração, sua prece oficial.
Sem alteração: aqueles gritos de louvor de suplica ou de ação de graças,
arrancados aos salmistas nas circunstâncias de sua época e de sua experiência
pessoal, tem caráter universal, pois exprimem a atitude que todo homem deve ter
diante de Deus. Sem alteração nas palavras, mas com enriquecimento do sentido:
na nova aliança, o fiel louva e agradece a Deus que lhe revelou o segredo de
sua vida intima, que o resgatou pelo Sangue de seu Filho, que lhe infundiu seu
Espírito e, na recitação litúrgica, cada Salmo termina com a *doxologia Trinitária da Gloria ao Pai,
ao Filho e ao Espirito Santo. As súplicas antigas se tornam mais ardentes
depois que a última Ceia, a Cruz e a ressurreição ensinaram ao homem o amor
infinito de Deus, a universalidade e a gravidade do pecado, a glória prometida
aos justos. As esperanças cantadas pelos salmistas se realizam; o Messias veio,
ELE reina e todas as nações são
chamadas a louvá-lo. ( Bíblia de
Jerusalém).
AMÉM.
Significados.
* Filhos de Coré.
Era uma família de Levitas que Davi organizou em uma associação Profissional.
Cf. 1Cr.6.31-48;9.19,22,23).
* Asafe. Diretor de música sacra no tempo de Davi e de
Salomão.
* Etã.
Um sábio ou um dos cantores de Davi.
* Doxologia. Expressão de louvor á Deus.
Bibliografia.
Bíblia de
Jerusalém. Ed,Paulus, nova edição
revista e ampliada.
Novo
dicionário da Bíblia. Vol.III. Junta editorial Cristã. Ed. Vida Nova.
Mestre em
Teologia Bíblica pela Fest Filemon – Faculdade Superior de Teologia.
Bacharel em Teologia pela Faceten - Faculdade de ciência e tecnologia do Norte do Pais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário