sexta-feira, 24 de maio de 2013

Panorâmica sobre o livro dos Salmos.

Introdução:

Os Salmos são a expressão da alma Hebraica em devoção ao seu Deus. O livro de Salmos compilado por ocasião do regresso do exílio Babilônico com base em antigas coleções, inclui salmos que datam de um período que abarca  mais de 6 séculos , desde o início de Israel até a era Pós-exílica , além disso foi o hinário que os Judeus utilizaram durante a reconstrução do templo de Jerusalém, conhecido como segundo templo, depois do exílio na  babilônia. O livro retrata o sentimento religioso do povo, mas muitas vezes possui o caráter profético, quando Deus passa a falar em 1ª pessoa pela boca do salmista.

Os Nomes.

·         Em Hebraico é conhecido como tehilim, plural de tehila,  que significa  cântico de louvor.
·         Em Português é conhecido como Salmos, deriva da Vulgata, onde recebeu o nome de Liber Psalmorum, ou Livro dos Salmos.
·         Em Latim é conhecido como Psalmoi ou cânticos para instrumentos de corda, apesar de apenas alguns deles se identificarem no texto Hebraico como cântico para instrumento de cordas(Em Hebraico, Mizmor).
·         Em Grego é conhecido como psalterion, que significa saltério que  é o nome do instrumento de corda que se usava na antiga Grécia para acompanhar os cânticos, chamado Lira.

A Formação do Saltério.

Tem sido costume descrever o Livro dos Salmos como “O Hinário do Segundo Templo”, e assim indubitavelmente era, o titulo é ilusório, todavia, caso o interpretemos como titulo, que significa que todos os Salmos foram escritos nos períodos Exílicos ou pós- Exílicos. É importante observar que esse tipo de literatura não apenas  está confinado ao Saltério no Antigo Testamento, mas também encontra-se em muitos diferentes períodos da história dos Hebreus, tão cedo quanto o período do Êxodo, e um outro exemplo nos vem do tempo subsequente a invasão de Canaã sob Josué, ou imediatamente depois disso. A literatura Profética Pré- Exílica igualmente contém exemplos de composição em forma de Salmos.  O Saltério não foi um fenômeno literário isolado, efetivamente o mesmo tipo de poesia é encontrada entre os babilônios e os cidadãos de Ugarite, conforme testificam os tabletes de Ram Shamra. O Saltério do Antigo Testamento é uma coleção de poemas que são típicos de certa forma literária que os Hebreus em comum com outras culturas usavam, pelo menos desde o Êxodo até o fim do período pós- exílico ou do segundo templo. E, naturalmente, se levarmos em conta os não- Canônicos, torna-se claro que essa forma literária persistiu entre os Judeus até bem dentro da era Cristã. A forma canônica do Saltério não se impôs definitivamente, senão bem tarde, e teve concorrentes. O Saltério Grego conta 151 Salmos e a antiga versão Siríaca(Aramaica),155 Salmos. As descobertas do mar morto restituíram o original Hebraico do Salmo 151 Grego, que de fato é a combinação de dois Salmos e os dois últimos Salmos Siríacos(Aramaico); deram também a conhecer três  novas composições poéticas, inseridas em manuscritos do Saltério,onde,além disso, os Salmos nem sempre se seguem na ordem Canônica. Por conseguinte, o Saltério permaneceu uma coleção aberta até o começo de nossa era, pelo menos em certos ambientes.

A autoria dos Salmos.

·         Davi. Escreveu 73 –(3-9;11-32;34-41;51-65;68-70;86;103;108-110;124;131;133;138-145)
·         Asafe.*   Escreveu  12 – ( 50,73-83).
·         Filhos de Coré.* Escreveram 12. (42-49,84,85,87,88).
·         Salomão. Escreveu 2. (72,127).
·         Moisés.    Escreveu  1. (90).
·         Etã*         Escreveu 1 (89). 
                                        
Estrutura e Numeração do Salmos.

O livro dos Salmos está dividido em cinco livros.

1.      Livro  I:  1– 41.  Exaltação da Palavra de Deus.

·         A  maioria de autoria do Rei Davi.
·         Nome Divino predominante:  Jeová.
·         Temas Frequentes: O ser humano e a criação.
·          Semelhança com o Pentateuco: O livro da  Gênesis .  

2.      Livro II:  42-72.  A opressão dos piedosos remanescentes Hebreus, termina com  o grande Saltério do Reino.
·         A maioria de Davi e dos filhos de Coré.
·         Nome Divino predominante: EL/ELOHIM.
·         Temas Frequentes: Livramento e redenção.
·         Semelhanças com o Pentateuco: O Livro do Êxodo.                       

 3Livro III . 73-89.   Aborda a santidade  do Santuário do Senhor.
·         Autoria: Asafe (Líder do coro de Davi e compositor. 1ºCr.6.39;2ºCr.29.30)
·         Nome Divino predominante. EL/ELOHIM
·         Temas Frequentes. Adoração e o Santuário.
·         Semelhanças com o Pentateuco. O Livro de Levíticos.

4.   Livro IV. 90-106.  Contém numerosos Salmos que descrevem o período em que as peripécias  do povo de Deus no deserto chega m ao final com a Gloria para Israel e as nações.
·         Autoria: Maioria Anônimo.
·         Nome Divino Frequentes.  Jeová – O Senhor.
·         Temas Frequentes. O deserto e os caminhos de Deus.
·         Semelhanças com o Pentateuco. O Livro de Números.


5Livro V. 107-150. Expõe as relações Divinas com Israel, que resulta na libertação tanto do povo, quanto de toda a criação. Termina com um coro de Aleluias pela redenção.
 
·         Autor. Maioria de Davi e Anônimos.
·         Nome Divino Predominante. Jeová”Senhor”
·         Temas Frequentes. A Palavra de Deus e o seu Louvor.
·         Semelhanças com o Pentateuco. Livro de Deuteronomio.


Valor Espiritual dos Salmos.

Não é preciso Alongar-nos tão evidente é a riqueza espiritual dos Salmos. Eles foram as preces do Antigo Testamento, quando o próprio Deus inspirou os sentimentos que seus filhos devem ter a seu respeito e as palavras de que devem servir-se ao se dirigirem a ELE. Foram recitados por Jesus e por Maria, pelos Apóstolos e pelos primeiros mártires. A Igreja Cristã fez deles, sem alteração, sua prece oficial. Sem alteração: aqueles gritos de louvor de suplica ou de ação de graças, arrancados aos salmistas nas circunstâncias de sua época e de sua experiência pessoal, tem caráter universal, pois exprimem a atitude que todo homem deve ter diante de Deus. Sem alteração nas palavras, mas com enriquecimento do sentido: na nova aliança, o fiel louva e agradece a Deus que lhe revelou o segredo de sua vida intima, que o resgatou pelo Sangue de seu Filho, que lhe infundiu seu Espírito e, na recitação litúrgica, cada Salmo termina com a *doxologia Trinitária da Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espirito Santo. As súplicas antigas se tornam mais ardentes depois que a última Ceia, a Cruz e a ressurreição ensinaram ao homem o amor infinito de Deus, a universalidade e a gravidade do pecado, a glória prometida aos justos. As esperanças cantadas pelos salmistas se realizam; o Messias veio, ELE reina e todas as nações são chamadas a louvá-lo. ( Bíblia de Jerusalém).

AMÉM.


Significados.
 * Filhos de Coré. Era uma família de Levitas que Davi organizou em uma associação Profissional. Cf.  1Cr.6.31-48;9.19,22,23).
Asafe.  Diretor de música sacra no tempo de Davi e de Salomão.
*   Etã.     Um sábio ou um dos cantores de Davi.
*   Doxologia. Expressão de louvor á Deus.

Bibliografia.
Bíblia de Jerusalém.  Ed,Paulus, nova edição revista e ampliada.
Novo dicionário da Bíblia. Vol.III. Junta editorial Cristã. Ed. Vida Nova.

Mestre em Teologia Bíblica pela Fest Filemon – Faculdade Superior de Teologia.
  Bacharel em Teologia pela Faceten -  Faculdade de ciência e tecnologia do Norte do Pais.

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